Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

120 ANOS : Shopping Pelotas e União Gaúcha inauguram loja e museus do CTG

120 ANOS : Shopping Pelotas e União Gaúcha inauguram loja e museus do CTG
10 setembro
09:03 2019

Além de ser o primeiro empreendimento do segmento a receber a Chama Crioula, o Shopping Pelotas é parceiro de mais uma ação pioneira: levar um CTG para um shopping center. Graças a isso, o espaço da União Gaúcha João Simões Lopes Neto foi inaugurado no shopping sábado, 7 de setembro, com um Coquetechê.

No local está funcionando uma loja da entidade, que em 2019 completa 120 anos, e também dois museus contando a história do tradicionalismo. Para o Patrão da União Gaúcha, Romualdo Junior, essa é a realização de um sonho. “Hoje temos a estância que se sonhou um dia, pois aqui é nossa nova casa”, declarou ele na inauguração da loja.

O momento de confraternização no Rancho Farroupilha Shopping Pelotas, montado para receber a Chama Crioula no dia 14 de setembro, reuniu dezenas de colaboradores e integrantes da entidade tradicionalista, além da presença do vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, e da equipe administrativa do Shopping Pelotas. Durante a cerimônia foi celebrado principalmente o pioneirismo da ação, conforme citou Romualdo. “Estamos fazendo história ao trazer tudo isso para um shopping center pela primeira vez. O empreendimento abraçou a nossa história e abriu as portas à entidade mais antiga do Estado com muito carinho”, declarou.

A Coordenadora de Marketing do shopping, Simone Ponce, destacou a alegria por estar sendo parceira da entidade e também a importância de destacar o tradicionalismo a toda população. “Essa oportunidade surgiu em uma conversa com outro propósito e se transformou no que estamos vendo hoje, mas nada é por acaso e não podemos esquecer de sempre valorizar essa tradição gaúcha”, afirmou. E ressaltou o empenho de todos pela ação. “É gratificante vermos tudo isso hoje depois de tanto trabalho, pois sabemos que uma história tão bonita não poderia ficar apenas em uma loja pequena”.

VICE-prefeito e tradicionalista Idemar Barz prestigiou a programação

VICE-prefeito e tradicionalista Idemar Barz prestigiou a programação

O vice-prefeito, Idemar Barz, participou da inauguração tocando o hino do Rio Grande do Sul com gaita e exaltou a parceria entre outros para valorizar a cultura gaúcha. “A União Gaúcha leva o nome de Pelotas por todos os lados, por isso temos cada vez mais que incentivar e valorizar as tradições, e isso o Shopping Pelotas fez”, exaltou Barz.

MUSEUS E PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Além de comercializar produtos como roupas novas e usadas, calçados, canecas, entre outros acessórios, o espaço da União Gaúcha terá outro andar com dois museus. Um deles é dedicado à história da União Gaúcha desde a sua criação, enquanto que o outro conta e valoriza as conquistas da entidade. “Esse espaço não é apenas sobre a União Gaúcha, é sobre a história de todo o tradicionalismo, especialmente de Pelotas, é um presente à comunidade”, destacou Romualdo.

Além dos museus gratuitos, o público também poderá conferir uma série de atividades artísticas e culturais no espaço. A entidade receberá inclusive outros CTGs de Pelotas para apresentações e promoverá uma grande integração até o dia 20.

HINO E CÁPSULA DO TEMPO

A programação da União Gaúcha no Rancho Farroupilha Shopping Pelotas contará com mais um momento pioneiro: o lançamento do hino da entidade nesta terça, 10/09, às 21h. Segundo Romualdo, nenhuma outra entidade tradicionalista possui um hino próprio, o que marca ainda mais o momento. Já no dia 13, às 20h, haverá o lançamento de uma cápsula do tempo, que será aberta somente em 2049 quando a entidade completar 150 anos.

CHAMA CRIOULA

No dia 14/09, às 19h, o Rancho Farroupilha Shopping Pelotas receberá a Chama Crioula, que será levada do centro da cidade de Pelotas até o local pelos integrantes da União Gaúcha. A chegada do símbolo tradicionalista será marcada por uma série de apresentações e homenagens ao longo de todo dia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções