Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Licitação Transporte Coletivo: prefeitura lança site interativo

03 junho
17:53 2014

O prefeito Eduardo Leite lançou oficialmente, na tarde desta terça-feira (3/06/2014), no salão nobre do Paço Municipal, o site interativo que permitirá aos internautas conhecer as regras da licitação do Transporte Coletivo e os fatores que influenciam na tarifa de ônibus, fazer simulações e questionamentos, apresentar sugestões e tecer críticas sobre o processo. “Queremos ouvir a população. A pesquisa do site não é deliberativa, mas é muito importante porque vai nos ajudar a conhecer o que pensa o usuário do transporte coletivo”, disse Eduardo.

O prefeito Eduardo Leite explicou à imprensa como funcionará a ferramenta de simulação de tarifas, no site, que ajudará o executivo a conhecer as prioridades dos usuários de ônibus Foto: Eduardo Beleske

O prefeito Eduardo Leite explicou à imprensa como funcionará a ferramenta de simulação de tarifas, no site, que ajudará o executivo a conhecer as prioridades dos usuários de ônibus
Foto: Eduardo Beleske

Com o logo “Parada para você participar – Licitação Transporte Coletivo. O transporte público é seu e a prefeitura quer saber a sua opinião”, o site www.pelotas.com.br/onibus traz informações sobre o processo licitatório, que inclui o transporte coletivo urbano e rural, convencional e seletivo. O internauta pode baixar o edital de concorrência, a minuta do contrato e todos os demais anexos explicativos que irão à versão final do edital, com previsão de publicação para a primeira quinzena de julho. O site também traz um gráfico que explica, de forma simplificada, os itens que formam o valor da passagem de ônibus, e “Perguntas frequentes”, que esclarecem as dúvidas mais correntes (O que é licitação? Por que licitar? Quem pode participar? Etc.).

O internauta é convidado a fazer simulações, a partir de cinco fatores (passagem escolar; gratuidade entre 60 e 65 anos; ar-condicionado; integração tarifária; idade média da frota) e logo salvar aquela que lhe pareça a mais apropriada. Os resultados da pesquisa serão apresentados em audiência pública que será realizada no dia 27 de junho, às 19h, no auditório externo do Colégio Pelotense.

Na parte inferior do site, no “Fale com a gente!”, o usuário pode enviar dúvidas e sugestões.

O prefeito disse que o site com participação popular direcionado ao transporte público é inovador no Brasil. “Até o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos já manifestou interesse em conhecer o nosso site”, adiantou Eduardo. Ele recordou que a grande novidade deste processo licitatório é que, pela primeira vez no município de Pelotas, a zona rural passará a pagar a mesma tarifa aplicada na zona urbana. “A zona urbana é bem mais expressiva em quantidade de usuários, de modo que o valor pago na cidade ajudará a custear a passagem de quem mora no campo”.

No final da apresentação, Eduardo apresentou as pessoas que estiveram diretamente envolvidas na preparação do site: a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Joseane Almeida, o superintendente de Transportes, Paulo Osório, e o superintendente de Trânsito, Flávio Alam. Presenciaram a apresentação a vice-prefeita Paula Mascarenhas, assessores do Gabinete do Prefeito, secretários municipais, os vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB), Vitor Paladini (PSB) e Ivan Duarte (PT), e membros da imprensa.

Saiba Mais:

O município de Pelotas tem hoje:

* 3,2 milhões usuários de ônibus ao mês, destes:

1,9 milhão/mês – pagantes (tarifa inteira)

341 mil/mês – pagantes com desconto (sendo 9 mil estudantes)

905 mil/mês – gratuidade

58 mil/mês – usuários da zona rural

*38,5 milhões usuários de ônibus ao ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções