Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

8 MIL PESSOAS : Festa do Morango valoriza a produção

8 MIL PESSOAS : Festa do Morango valoriza a produção
12 novembro
07:59 2018

A segunda edição da Festa Municipal do Morango, realizada no fim de semana, teve a visita de mais de oito mil pessoas

Sob calor de mais de 30 graus, sol forte e escassos momentos de brisa, a 2ª Festa Municipal do Morango foi realizada sábado e consolida-se como um dos maiores eventos do Município. Com ampla estrutura montada na Comunidade Redentor, no Monte Bonito, 9º distrito, a grande safra deste ano foi comemorada com bênção, música, alegria, dança e comercialização direta dos produtores ao público.

O evento prosseguiu domingo, com atrações artísticas, escolha da melhor fruta, show de Joca Martins, almoço com buffet e churrasco campeiro, lanches, café colonial e comercialização de morango in natura e produtos derivados da fruta.

“Estou muito feliz! Tenho muito orgulho da zona rural. É linda e pode se desenvolver ainda mais. Estamos apoiando o seu crescimento e não vamos parar”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, na abertura oficial do evento.

Nos espaços reservados aos produtores, foi oferecida muita fartura de morango in natura, salada de frutas, tortas, bolos, cucas, doces variados, bombons, espetinhos, geleias e outros produtos com a fruta. A comercialização não parou e, para quem quisesse uma muda, havia morangueiros à venda.

Trinta produtores, dezenas de expositores, agroindústrias, bênção, música, dança e alegria marcaram a abertura da 2ª edição do evento

Trinta produtores, dezenas de expositores, agroindústrias, bênção, música, dança e alegria marcaram a abertura da 2ª edição do evento

Uma festa nova

A 1ª Festa Municipal do Morango foi realizada no ano passado e surpreendeu os próprios organizadores. Oito mil pessoas estiveram no evento. Para este ano, com maior produção, a expectativa dá conta de dez mil frequentadores.

A Festa do Morango é nova no Município, mas já consta no calendário oficial de eventos. É uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater, com patrocínio máster do Sicredi e complementação de recursos com a própria arrecadação, por meio do aluguel de espaços para estandes, bancas e vagas no estacionamento.

O evento recebe apoio da Embrapa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas e da Universidade Federal.

“A SDR trabalha firmemente para manutenção da Colônia, tratando de recuperar estradas, fomentar o turismo e valorizar o produtor rural, que trabalha duro e põe comida na mesa dos brasileiros. A vida no interior é difícil, penosa. É preciso amar o que se faz e, na nossa zona rural, tudo o que é produzido é com conhecimento e competência”, disse a prefeita, cumprimentando os agricultores.

Abertura

A cerimônia de abertura oficial da Festa do Morango foi iniciada com a bênção do pastor Jorge Signorini. Ao saudar os presentes, lembrou a importância de Deus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10). Também citou Lutero, dizendo que se deve fazer tudo o que é necessário para que as coisas funcionem, mas que não se deixe de pedir a Deus. Assim, abençoou os presentes, a cultura do morango e os produtores rurais, encerrando com o sinal da cruz.

O gerente adjunto da Emater, Ronado Maciel, disse que a Festa do Morango já está consolidada e que os agricultores são a razão do evento. Informou que a colheita deste ano será de 1.400 toneladas da fruta, em 30 hectares de terra, com 120 famílias envolvidas.

O presidente da Associação dos Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas, José Paulo Benemann, um dos idealizadores da Festa, comentou que a cultura do morango no Município está voltando a ter um crescimento gradativo, com novas variedades, mais qualidade da fruta e ascensão da produção. “Pelotas tem muito espaço para produzir, para investir, e deve buscar essa fatia do mercado.”

SEGUNDA edição da festa ocorreu no Monte Bonito

SEGUNDA edição da festa ocorreu no Monte Bonito

“O período é de plena celebração da colheita. O objetivo da Festa não é somente lazer, entretenimento e diversão, mas fomentar e ampliar a área de produção, melhorar a tecnologia, estimular o consumo. Há espaço para crescer como produtor de morango no mercado de Pelotas e fora dele. O caminho é longo, mas deve ser percorrido até que se coloque o morango no lugar certo e capaz de reverter-se no desenvolvimento da zona rural”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

O Poder Legislativo esteve presente com a os vereadores Zilda Bürkle (PSB), Éder Blank (PDT), Enéias Clarindo (PSDB), e os eleitos deputados – Daniel Trzeciak (federal) e Luiz Henrique Viana (estadual).

Viana pronunciou-se em nome da Câmara, salientando que o Legislativo, que representa o povo, tem que participar de eventos que visem incentivar, fomentar a atividade rural e auxiliar os produtores, já que são eles que levam a cidade e a região ao desenvolvimento.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Loeck, destacou a importância do morango e o classificou como uma dádiva de Deus, assim como todas as produções do homem na terra.

O vice-prefeito Idemar Barz falou sobre os desafios que o produtor rural tem que vencer e das dificuldades que enfrenta. Afirmou que o evento foi preparado para comemoração, comércio, diversão e alegria, e desejou feliz festa a todos.

A professora da Faculdade de Agronomia da UFPel, Roberta Peil, representou a Universidade na abertura, que também contou com a presença da supervisora da Embrapa, Andréia Noronha, da corte da Festa do Morango – rainha Evelize Holz e princesa Jennifer Silva, e da Festa do Pêssego – rainha Diana Bohrer e princesa Tamires Mattozo, além do chefe do Escritório da Emater em Pelotas, Francisco Arruda, e do diretor-presidente do Prevpel, Edmar Kröning.

A prefeita Paula aproveitou o evento para dar uma grande notícia: usuários do transporte coletivo da zona rural vão passar a pagar a mesma tarifa do urbano – hoje, R$ 3,70. “Licitar o transporte coletivo da Colônia foi uma luta árdua, difícil. Mas, fomos perseverantes, não esmorecemos. No máximo em seis meses, a zona rural terá ônibus novos, transporte de qualidade e a tarifa será a mesma da cidade. Compartilho essa alegria com todos”, disse Paula.

Festa do Morango 03Caminhada e confraternização

A prefeita, acompanhada pelo secretário Seidel e pela corte do Morango, visitou os estandes dos produtores, da agroindústria e dos expositores.

Durante a caminhada, conversou com centenas de pessoas, entre as quais o casal Ernaldo Hartwig e a esposa Wanda, que foram à Festa do Morango para aproveitar a programação. Eles já moraram na zona rural, produziram leite, aspargo e morango, e, hoje, por questões de saúde, residem na Vila Princesa.  “Pelotas não teve ninguém na Prefeitura como a Paula. Ela enxerga as coisas, entende, vê o pequeno produtor e sabe o que tem que fazer pela zona rural. Eu digo isso sempre: ela enxerga!”, exclamou seu Ernaldo, agradecendo a prefeita pela sensibilidade e dedicação ao interior do Município.

A prefeita Paula e o vice Idemar aproveitaram a festa até o início da noite, confraternizando com o público visitante e com amigos. Idemar tocou gaita e dançou com a rainha da Festa do Morango. Entre as músicas, uma composição de sua autoria em homenagem a Pelotas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções