Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

87ª Expofeira de Pelotas: Genética da Embrapa vai a leilão de Jersey

11 outubro
15:51 2013

Animais participam de concurso leiteiro e da raça e  tecnologia de manejo leiteiro é adotado por produtores

Em busca de difundir as tecnologias geradas pela pesquisa científica, capazes de aumentar a rentabilidade das unidades de produção leiteira, a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, está presente no Pavilhão de Gado Jersey, dentro da 87ª. Expofeira de Pelotas, que acontece até domingo, 13, no Parque de Exposições da Associação Rural de Pelotas.

A mostra genética da Embrapa nesta edição leva ao conhecimento dos produtores visitantes 12 exemplares do gado jersey, para comprovar de perto os animais Gado Jersey01selecionados e competitivos, produzidos na unidade de pesquisas, situada na base física da Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão/RS. Segundo o pesquisador responsável pelo Centro de Recria de Touros e Novilhas Selecionadas da Raça Jersey (Certon), Darcy Bitencourt, as novilhas em exposição provocam o mercado de gado. “Nosso compromisso aqui é transferir tecnologia de ponta, e de certa forma, testar o mercado e buscar a aceitação do nosso produto”, observa.

Para Darcy, os animais da Embrapa trazem um diferencial genético, fazendo com que se ganhe cerca de 30% sob o produto. “Temos animais que foram avaliados em outras exposições em 9 mil reais”,  conta. Ele enfatiza que para a Empresa esse reconhecimento do potencial de um exemplar também é orgulho, pois é um resultado de trabalho comprometido e que traz retorno ao produtor rural. Também, através dessa valoração comercial, os produtores podem balizar seus preços de compra e venda, estimulando o estabelecimento de um mercado mais competitivo.

Dentro dessa ideia a Embrapa leva ao leilão neste sábado, 12, um exemplar da raça como forma de ofertar sua genética de ponta e devolver à pecuária leiteira da região um animal com alta qualidade para promoção da rentabilidade leiteira.

Campeonatos de Jersey

Neste dia 12, acontece o campeonato de vacas em lactação, Grande Campeonato, Conjuntos e Progênie a partir das 8h30, dentro da pista 1, no Parque de Exposições, promovido pela Associação de Criadores de Gado Jersey de Pelotas. Na sexta, dia 11, começaram os campeonatos de machos, fêmeas jovens e vacas secas.

Os animais da Embrapa participam do Campeonato Júnior, com o animal Embrapa 1236 Onix Link Minister nascida em novembro de 2012; e com o animal Embrapa 1233 Ocre Daraf Minister, nascida em dezembro de 2012. Já o Campeonato Terneira Menor, conta com o exemplar Embrapa 365 Quiara Krafty Kanoo, nascida em janeiro deste ano. No Campeonato Terneira Intermediária, participa da seleção o exemplar Embrapa 339 Pillar Barber Minister e no Campeonato Terneira Sênior,  vão a julgamento os animais Embrapa 336 Papoula Moon Kanoo,  Embrapa 332 Princesa Jude Iatola e  Embrapa 331 Patricia Krafty Valentin.

Gado JerseyO exemplar Embrapa 325 Okira Krafty On Time participa do julgamento no Campeonato Vaquilhona Júnior. Também serão avaliadas os exemplares Embrapa 323 Otaviana Krafty Daraf Jamaica e Embrapa 320 Oila Barber Glasgow no Campeonato Vaca 1 ano parida. Ainda no Campeonato Vaca 3 anos Sênior, a Embrapa apresenta os animais Embrapa Margarida Select Jamaica e Embrapa Mirna Barber Comerica. O Campeonato Vaca Adulta tem a confirmação da participação da Embrapa Julia Iara Jade 226, um animal de grande expressão. E no Campeonato Vaca Longeva, a participação fica por conta do exemplar Embrapa Fernanda Veterano Saturn. O jurado será o médico veterinário Flávio Vieira.

Às 12h, a Associação presta uma homenagem a autoridades e acontece o leilão A Raça Ouro do Brasil. No domingo, 13, são conhecidos todos os premiados e feita à entrega dos prêmios aos animais e suas respectivas cabanhas.

Experiência do produtor leiteiro

Durante a 87ª. Expofeira de Pelotas, conhecemos Juarez Castro da Rosa, cabanheiro da VP Cabanha, de Arroio Grande/RS. Moldado à lida com as novilhas Jersey, desde 1971, Juarez confessa na primeira conversa trocada, que está ali ao lado do rebanho – inclusive dorme no Galpão ao lado dos animais – por que ama o que faz e não se vê trabalhando com outra atividade. A Cabanha participa com tradição da feira em Pelotas e no auxilio dos cuidados divide a tarefa com mais dois companheiros.

Ao comentar um destaque dos exemplares apresentados pela sua Cabanha, o cabanheiro apresenta a utilização da técnica de manejo de novilhas paridas até 2 anos de idade. Tecnologia essa, difundida pelo pesquisador Darcy Bitencourt, do Certon da Embrapa. “A gente não fazia esse manejo e agora fazemos a vaca parir antes de 2 anos de idade, e isso deu certo, pois conseguimos ganhar um terneiro e uma lactação a mais se comparado ao manejo tradicional”, explica.

Gado Jersey04Segundo Juarez, o produtor que vive do negócio do leite, com esta tecnologia de manejo é possível ganhar com a antecipação dessas fases, e ainda, se ao parir a vaca resultar em uma nova fêmea, então, os benefícios são maiores. “Os nossos exemplares estão classificados na 1ª. categoria e tem ganhado premiações na Expointer”, lembra.

Para que esta tecnologia tenha sucesso garantido, o cabanheiro diz que é necessária atenção à nutrição das novilhas. “A alimentação tem que ser reforçada e os nossos cuidados na propriedade também estão desde cedo, na criação das terneiras”, fala. Juarez explica que ao alimentar bem o animal, haverá resultados positivos quando chegar a fase de parição da novilha e que o seu manejo na propriedade estão incluídos oferta de leite até os 6 meses de idade, depois inserção da ração, feno, e após, oferecimento de pastagens como azevém, trevo e cornichão, além  de suplemento de silagem de milho e sorgo.

O período de 1,1 ano é o tempo ideal para fase reprodutiva das novilhas. “O gado Jersey é muito reprodutivo, por isso, é preciso cuidar desde os 6 meses de idade”, ensina. A antecipação da parição, é feita através de inseminação artificial. Atualmente, as vacas estão produzindo 36kg/leite/dia, e as novilhas até 2 anos, entre 20 a 22kg/leite/dia. A VP Cabanha conta com 64 animais em ordenha, o que traduz 800kg/leite/dia. A maioria da produção é repassada à cooperativa de leite da região, a Cosulati.

No galpão do Jersey, dentro do Parque de Exposições, Juarez apresenta oito animais à venda. Diz já ter alguns interessados. A expectativa é vender os exemplares a preços aproximados com os que se apresentaram na Expointer 2013. Como destaque do plantel, nesta edição está a novilha de 2 anos, Mimosa Leonora 155, que produz 22kg/leite/dia.

Leite Jersey 01Quando pedimos dicas de como escolher um animal para compra, Juarez logo sugere: “é importante saber o histórico de fertilidade do animal, se não tem algum problema e a sua média de produção leiteira”. Depois, a dúvida pairou sobre como comercializar há tanto tempo animais e ainda continuar vendendo. E Juarez ensina: “animal com problema não se vende, temos que fazer um trabalho sério, buscar um retorno do comprador, nos confirmado o potencial daquele exemplar após a venda”.

Ao finalizar nossa entrevista, Juarez Castro da Rosa revela que comercializou animais há poucos dias e a seriedade de seu negócio já garantiu a volta do comprador. “O comprador já pediu pra reservar mais exemplares para o final do ano”, garantiu. E nessa expectativa que reside seu trabalho apresentado na 87ª. Expofeira de Pelotas.

A VP Cabanha expõe seu plantel prioritariamente em Arroio Grande, Pelotas e Pedro Osório, e alterna a apresentação de animais nas feiras de São Lourenço do Sul e Esteio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções