Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Aplicativo da ANP vai informar ao consumidor preço do combustível nos postos

Aplicativo da ANP vai informar ao consumidor preço do combustível nos postos
02 janeiro
08:35 2020

Aplicativo de celular da Agência Nacional de Petróleo (ANP) vai mostrar aos motoristas os preços e a qualidade do combustível vendidos pelos postos que estão próximos a ele. O aplicativo “ANP no Posto” foi lançado em caráter experimental no dia 1° de janeiro de 2020 com as informações do estado de Goiás.

O objetivo da ANP é que as demais unidades da federação possam aderir gradativamente a nova ferramenta. Logo após o lançamento do aplicativo as informações serão atualizadas semanalmente. A partir de 20 de janeiro a atualização passa a ser diária.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, explicou que a iniciativa representa um avanço para garantir transparência aos preços praticados. “Estamos vivendo a maior transformação que o setor de petróleo e gás já viveu no Brasil com o aumento da competição e a entrada de novas empresas. Então, é importante que nesse ambiente haja também transparência nos preços para o consumidor. Com esse objetivo foi criado o aplicativo”, disse.

Após o lançamento em caráter experimental em Goiás, segundo Décio Oddone, a ideia é mobilizar outros estados e o Distrito Federal para expandir o alcance da ferramenta. “Nosso objetivo é que com o sucesso em Goiás consigamos mobilizar outros estados para que futuramente, em todo o país, esse aplicativo seja utilizado”, afirmou.

Combate aos preços abusivos

Os preços dos combustíveis são livres, por lei, em todas as etapas da cadeia: produção, distribuição e revenda. No entanto, A ANP alerta que valores abusivos devem ser denunciados. Quando a agência recebe denúncias de preços elevados ou indícios de cartel, faz estudos de concentração econômica e também ações de campo para constatar se os preços são, de fato, abusivos.

Caso constate indícios de concentração econômica, a ANP informa ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que tem a atribuição legal de investigar e punir esse tipo de irregularidade, para abertura de processo. Diante de preços abusivos, a agência atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções