Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Abertura da Colheita do Pêssego em Canguçu referenda ações da Ascar-Emater/RS

Abertura da Colheita do Pêssego em Canguçu referenda ações da Ascar-Emater/RS
09 dezembro
17:59 2013

A Abertura da Colheita do Pêssego 2013/14, ocorrida na sexta-feira (06/12), em Canguçu, comemorou a boa safra da região e referendou as ações da Ascar-Emater/RS. Pela manhã, no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu, a Abertura teve início com uma Audiência Pública, promovida pela Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul), em Defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social Gaúcha. Serviço socioassistencial prestado pela Ascar-Emater/RS em 493 municípios do Rio Grande do Sul.

O evento foi prestigiado por autoridades da área política, lideranças de instituições, sindicatos, associações, extensionistas rurais e representantes do público assistido pela Ascar-Emater/RS. Durante a Audiência Pública representantes da Câmara Federal saíram em defesa das ações sociais e filantrópicas da extensão rural gaúcha.

O deputado federal Fernando Marroni, salientou que “a sociedade tem de estar unida para enfrentar uma batalha que é difícil, mas é uma luta de todos porque é justa”. O deputado Afonso Hamm, que já foi diretor administrativo da Instituição, disse que, “sem a Emater inviabiliza-se o Estado do Rio Grande do Sul”.

O prefeito de Pedro Osório e presidente da AzonaSul, César Brito, destacou o trabalho vital da Ascar-Emater/RS para os municípios da Zona Sul e de todo o Estado. Para ele, entre os resultados estão as ações sociais na execução das políticas públicas de combate à pobreza extrema e na cadeia produtiva de importantes culturas da região, entre elas o pêssego.

Abertura da Colheita
Já na Abertura da Colheita ocorrida à tarde, na propriedade de Agobar Jung, em Rincão dos Maia, o chefe geral da Embrapa, Clênio Pilon, falou sobre o trabalho de recuperação da autoestima do persicultor desenvolvido pela pesquisa e pela extensão rural, onde os resultados são revelados pelo Sistema de Alerta, um serviço de informações prestado aos fruticultores. A região é a maior produtora de pêssego para indústria, com cerca de 90 % da produção nacional.

Durante a Abertura da Colheita do Pêssego, ainda ocorreu uma solenidade de assinatura de um convênio do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, entre a Prefeitura de Canguçu e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No ato estiveram presentes o prefeito Gerson Nunes, o diretor da Agricultura Familiar da SDR, José Batista, o coordenador regional Antônio Queiroz e a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow.

Comentários ()

Seções