Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Abraço do amor: câmpus Pelotas sedia campanha em benefício de pacientes em tratamento contra o câncer

10 junho
15:05 2014

Durante toda essa semana, um ponto de coleta totalmente cor de rosa, no corredor principal do IFSul-câmpus Pelotas, sedia o “Abraço do Amor”, campanha de arrecadação de toucas, mantas e lenços, para pacientes em tratamento de câncer. Idealizada pela assistente de alunos Laís Amélia Ribeiro, a iniciativa tem o objetivo de valorizar a luta diária de pacientes desta doença com um gesto simples, mas que pode contribuir para tornar o processo de tratamento menos doloroso.

Foi em conversa com um amigo que acabara de perder a irmã, vítima de câncer, que a servidora começou a pensar na possibilidade de auxiliar na luta de tantas mulheres que enfrentam uma das mais impactantes doenças. As séries de reportagens recorrentes nos telejornais foram um empurrão a mais para que Laís decidisse investir em uma campanha para favorecer aquelas que devem abrir mão da vaidade em favor da saúde.

“Parei para refletir sobre o quanto deve ser difícil para uma mulher lidar com a perda dos cabelos em consequência da quimioterapia, ter que aceitar esta nova imagem e ainda ter forças e coragem para conseguir vencer a doença”, conta Laís. A campanha foi dirigida para mulheres pela admiração pessoal da pedagoga à elas, que em meio a tantas atividades e funções que exercem, encontram momentos de sua vida para se dedicar ao outro.

As doações serão encaminhadas para o setor de oncologia do Hospital Escola da UFPel Foto: Elise Souza

As doações serão encaminhadas para o setor de oncologia do Hospital Escola da UFPel
Foto: Elise Souza

Além de um grande número de mulheres circulando pelo câmpus Pelotas diariamente, o fato de se tratar de uma instituição de ensino foi um dos motivos que tornaram a maior escola do IFSul sede da campanha. A intenção também está em contribuir para a construção de uma consciência mais ativa entre alunos e servidores, que devem estar atentos aos cuidados com sua própria saúde.

“Não custa nada colaborar um pouco para que essas pessoas tenham seu momento de vitória naquele dia, percebendo que existem outras mulheres que não compartilham daquela doença, mas que também se solidarizam com isso e mesmo não estando presentes, dando a mão a cada sessão de quimioterapia, não esquecem dessas guerreiras, que estão lutando todos os dias” relata a idealizadora da campanha, emocionada.

O intuito é que o evento seja curto, mas de impacto. A ideia também está em fazer esse tipo de campanha com mais frequência e até mesmo pensar na possibilidade de trazer palestras sobre o tema.

Foto/crédito: Elise Souza

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções