Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Acadêmicos da Medicina UCPel são destaque na prova do Enade

22 outubro
09:08 2020

Estudantes concluintes em 2019 obtiveram nota igual ou superior a 85 pontos no exame. Apenas 18 instituições no país foram reconhecidas

     Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integram grupo com as maiores notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2019. Divulgado nesta terça-feira em coletiva do MEC, apenas 10% dos estudantes de todo o país obtiveram nota igual ou superior a 85 pontos na prova. As questões aplicadas trataram sobre a formação geral e específica na área de Medicina.

Devido ao desempenho dos concluintes, a Católica de Pelotas foi mencionada entre as 18 instituições de ensino no país que mais agregaram na formação de seus alunos. No Rio Grande do Sul, além da UCPel, integra a lista a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel, Moema Chatkin, contribuíram para o resultado o acompanhamento constante dos alunos nos processos de aprendizagem. Outro item citado pela docente é o trabalho voltado à qualificação do projeto pedagógico do curso, assim como constante acompanhamento do corpo docente e incentivo à utilização de novas metodologias de aprendizagem.

  PROVA é aplicada anualmente  nas instituições de ensino superior Assessoria


PROVA é aplicada anualmente nas instituições de ensino superior
Assessoria

A pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, acrescenta o comprometimento dos alunos com o processo avaliativo do Enade como fundamental para a obtenção do desempenho. “Isso também mostra o quanto a instituição contribuiu através de seus professores e infraestrutura para a qualificação e entrega de bons profissionais à sociedade”, diz.

ENSINAR ATENDENDO

Um dos diferenciais do curso de Medicina da UCPel é possuir hospital próprio, voltado prioritariamente para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é avaliado como diferencial a administração de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), um campus totalmente voltado à saúde, local onde ocorrem os atendimentos ambulatoriais.

“Tudo isso acontece em um curso que tem como lema o aprender praticando”, comenta a diretora. As práticas da Medicina começam já no primeiro período, em cenários de aprendizagem que incluem serviços em todos os níveis de atenção à saúde.

MAIOR ESCOLA MÉDICA DO ESTADO

Devido a vocação da Católica de Pelotas ao ensino da saúde e atendimento da comunidade, em 2017, a instituição se tornou a maior escola médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas anuais. Diversas qualificações de infraestrutura estão ocorrendo deste então para receber os novos alunos.

Atualmente, são 80 salas de atendimento médico, laboratórios tradicionais como o de fisiologia e morfologia, acesso à tecnologia de ponta, como o Laboratório de Simulação Realística, a mesa digital, e a instrumentos como o Body Interact (com inúmeros casos clínicos que podem ser resolvidos virtualmente).

IMPORTÂNCIA DO ENADE   

O Enade é uma prova aplicada anualmente nas instituições de ensino superior com o objetivo de avaliar o rendimento dos estudantes que estão concluindo e também iniciando a graduação. Devido a isso, a nota é uma importante ferramenta utilizada pelo MEC na avaliação dos cursos de graduação. Associada a outros indicadores, é responsável por mensurar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no país.

Em 2019, foram avaliados conhecimentos de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções