Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Ação contra cheias na Colônia Z3

Ação contra cheias na Colônia Z3
03 agosto
10:43 2015

As secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Sanep e Defesa Civil se uniram em uma ação conjunta realizada no sábado na Colônia de Pescadores Z3 como medida preventiva para que os moradores da localidade conhecida por Cedrinho não sejam tão afetados pelas chuvas – como ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de julho.

FAMÍLIAS em situação vulnerável receberam atenção especial do poder público

FAMÍLIAS em situação vulnerável receberam atenção especial do poder público

Até sexta-feira o Cedrinho ainda estava alagado, mas assim que baixou o nível da Lagoa dos Patos, a área drenou. Agora a prefeitura trabalha para que o local não inunde tão facilmente. A vice-prefeita Paula Mascarenhas esteve no local acompanhando o trabalho e conversando com os moradores.

Até o meio da tarde de sábado foram colocadas um total de sete cargas de balastro (pedras) e saibro britado, na rua localizada ao lado do arroio Cedrinho, e nos próximos dias o arroio será limpo – uma medida que não ocorria há cerca de 30 anos e que deixou os moradores entusiasmados.

“Sempre alagou aqui cada vez que chove um pouco mais, mas desta vez foi demais. O arroio transbordou e entrou água no nosso banheiro e quase entra na casa também”, conta Marco Antônio Souza de Freitas, de 36 anos, que mora no Cedrinho há 6 anos e tem três filhos de 4, 11 e 16 ano.

A vice-prefeita aproveitou a passagem pela Z3 para visitar as três famílias – compostas por quatro adultos e seis crianças, sendo um deles um bebê.  Residentes em uma área de inundação crônica, eles devem retornar às suas casas depois que suas moradias forem limpas. A Defesa Civil, contudo, sugere que a família de Douglas Martinez, pai do bebê Henrique, evite retornar ao local ao menos enquanto o menino ainda é tão pequeno. Martinez informou que já tem onde se instalar temporariamente, na casa de um familiar, na cidade.

As três famílias foram cadastradas pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) para o programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Apesar das medidas preventivas que estão sendo tomadas na localidade, os moradores foram avisados de que há previsão de chuvas intensas para o final de agosto e início de setembro. De modo que todos devem tomar precauções.

Acompanharam as ações o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Bento, o coordenador da Defesa Civil, tenente Paulo Darci dos Santos, e o secretário executivo da Defesa Civil, João Arthur Nascimento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções