Diário da Manhã

segunda, 21 de outubro de 2019

Notícias

Acesso sul da cidade receberá iluminação LED

Acesso sul da cidade receberá  iluminação LED
21 maio
09:00 2019

A ordem de serviços para a mudança do sistema de iluminação pública das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça, no bairro Simões Lopes, foi assinada quinta-feira. As duas vias compõem o acesso sul à cidade e passaram por requalificação viária completa. O projeto de iluminação em LED prevê a instalação dos postes no canteiro central, com braços voltados para as duas pistas, com o objetivo de ampliar a qualidade visual do espaço urbano e das condições de trafegabilidade de pessoas e veículos.

A gerência e a fiscalização do projeto estão sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A empresa Veiga Engenharia, de Santo Ângelo, venceu a licitação na modalidade Convite.

O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, comenta que a iluminação pública não fez parte do projeto de requalificação das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça, concluído há pouco mais de um ano. No entanto, quando da entrega simbólica das vias reformadas ao uso da comunidade, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou a luta por recursos para contemplar o acesso sul também com iluminação eficiente e moderna.

O projeto passou pela aprovação do Legislativo e da CEEE, e a documentação tramitou junto ao Tesouro Nacional. Os recursos disponibilizados – em torno de R$ 216 mil – são da linha de crédito da Caixa Federal – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

NOVO sistema vai complementar a requalificação das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça

NOVO sistema vai complementar a requalificação das avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça

CONHEÇA DETALHES

Ao todo, o canteiro central das avenidas contará com 18 postes metálicos, cada um contendo dois braços. Nas rótulas – uma com a avenida Brasil e a outra de entroncamento da Saturnino com a Viscondessa –, haverá um poste em cada uma, com uma pétala com três luminárias.

O atual sistema de vapor de sódio será substituído por LED desde a saída do viaduto da BR-392 até o castelo Simões Lopes. As luminárias terão potência mínima de 140 watts (semelhantes às da rua General Osório), garantindo mais nitidez por meio da tonalidade de luz mais branca e uniforme.

O projeto de iluminação estende-se na área de domínio do Município. As proximidades do viaduto com a BR não faz parte das intervenções, porque o espaço é de jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).

OPINIÕES

Gilson e Roberto Silveira são empresários do ramo de embalagens, estabelecidos na avenida Viscondessa da Graça. “O novo sistema é muito bem-vindo, pois representa mais melhorias para esta via e aumento da segurança. Agora, é uma questão de tempo”, enfatizaram.

A REQUALIFICAÇÃO

Para contemplar a mobilidade urbana, a acessibilidade e a modernização viária, o Município empreendeu obras de requalificação do acesso sul à cidade. As avenidas Saturnino de Brito e Viscondessa da Graça foram duplicadas e receberam pavimentação em asfalto, drenagem, trechos das paradas de ônibus com pavimento em concreto, abrigos para usuários, canteiro central arborizado e gramado, sinalização vertical e horizontal, meios-fios, calçadas, esgoto e rótulas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções