Diário da Manhã

quinta, 22 de agosto de 2019

Notícias

Acidentes alertam para cuidados com aparelhos de gás dentro de casa

Acidentes alertam para cuidados com aparelhos de gás dentro de casa
24 julho
08:32 2019

Dois acontecimentos recentes chamaram a atenção por descuidos que envolvem a preocupação com a qualidade do ar em ambientes fechados.

Em um dos casos, ocorrido em um apartamento em Santo André, no ABC paulista, morreram quatro pessoas da mesma família. Elas foram intoxicadas pelo vazamento de gás do aquecedor instalado no local. A taxa de monóxido de carbono medida pela perícia no apartamento foi mais de 20 vezes o nível tolerado pela saúde.

ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação orienta que população fique atenta a correta renovação de ar nos ambientes internos

ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação orienta que população fique atenta a correta renovação de ar nos ambientes internos

- É indispensável que as pessoas atentem para correta ventilação e renovação do ar. Para que os aparelhos funcionem, estes gases são queimados, e dessa combustão surgem novos gases, como o monóxido de carbono. O problema, em muitos casos, é que as pessoas acabam não instalando as chaminés que fazem a condução desses gases para o ambiente externo – afirma o diretor técnico da ASBRAV, Ricardo Albert.

O profissional lembra que a chaminé é um acessório simples, construído em chapa galvanizada e de custo extremamente baixo, se comparado ao restante do equipamento. Também não há especificações críticas em relação ao processo de instalação, sendo considerado um procedimento simples.

Em outro caso recente um casal e uma criança de dois anos foram encontrados mortos em casa em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os pais acenderam uma churrasqueira dentro do quarto para espantar o frio e a polícia acredita que eles morreram asfixiados após inalarem a fumaça.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções