Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Agentes da dengue vistoriam pontos em busca de larvas

Agentes da dengue vistoriam pontos em busca de larvas
24 maio
15:31 2015

Os agentes do Programa de Controle da Dengue estão se preparando para o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), uma ação trimestral, que será realizada entre os dias 24 e 30 de maio. A LIRAa seleciona eletronicamente 20% dos imóveis de cada localidade, ou seja, um a cada cinco servirá como amostra, para se certificar de que não há larvas do mosquito da dengue.

Além disso, o trabalho de controle e prevenção da dengue é permanente, e as vistorias periódicas. Os servidores do município visitam residências, depósitos e estabelecimentos comerciais e verificam locais onde possa haver água acumulada, presença de larvas e, quando encontram, as recolhem para exames. Para que as ações preventivas tenham sucesso, é importante a colaboração da população, permitindo o acesso aos imóveis.

O agente Rodrigo Eicholz, explica que ao chegar ao local pede autorização para entrar, e vistoria vasos de plantas, ralos dos banheiros que possam não estar sendo utilizados, caixas d’água, e objetos que possam acumular água, como pneus e embalagens vazias. Além de procurar larvas, eles orientam como prevenir focos, fazer furos em pneus, usar terra nos vasos e guardar ou descartar objetos que representem risco.

Os agentes usam uniforme, bolsa do programa e crachá de identificação. Em caso de dúvida sabre a autenticidade do documento, é possível entrar em contato com a Secretaria da Saúde (SMS), pelo telefone 53.3284-7759, e conferir. O setor atende das 8h às 12h e das 14h às 18h, mesmo horário de trabalho dos agentes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções