Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

AGROINDÚSTRIA : Tradição do charque será recuperada

AGROINDÚSTRIA : Tradição do charque será recuperada
23 maio
08:32 2017

Pelotas, cujas origens se devem à indústria do charque, não conta atualmente com nenhum estabelecimento do ramo. No entanto, há projetos para abertura de seis agroindústrias, resgatando as tradições da cidade e implementando a valorização dos produtos locais.

No entanto, há projetos para abertura de seis agroindústrias, resgatando as tradições da cidade e implementando a valorização dos produtos locais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalha junto a empresários para adequá-los às normas do Ministério da Agricultura, conscientizando-os da necessidade do CNPJ e das boas práticas de fabricação. Para produzir, é preciso cadastro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já que a própria Secretaria é quem valida o alvará sanitário.

Entre as seis futuras agroindústrias de charque, está o exemplo de estabelecimento localizado na Cascata. O engenheiro agrícola da SDR, Telmo Lena, conta que o produtor tinha um abatedouro e chegou a suspender as atividades. Agora, ele está ativando o SIM e, além do abate, vai produzir embutidos como salame do tipo italiano, linguiça e charque. O projeto já está em fase de construção.

QUEIJOS E PEIXES

Pelotas vai ter suas primeiras queijarias. Duas agroindústrias do ramo estão se estabelecendo – uma no Cerrito Alegre e outra em Monte Bonito. A primeira, de pequeno porte, produz mil litros de leite/mês, e já está terminando a construção. A segunda produz 150 mil litros/mês e deverá empregar em torno de 40 trabalhadores. Trata-se de uma demanda encaminhada pela Emater.

Duas agroindústrias de peixes também estão no caminho da formalidade. Uma delas, na Balsa, está prestes a receber o SIM. O proprietário investiu na construção, em câmeras frias, no treinamento de pessoal e no sistema de tratamento de efluentes, de acordo com as leis ambientais.

SDR presta orientação para valorização dos produtos locais

SDR presta orientação para valorização dos produtos locais

PASSOS PARA ABRIR UMA AGROINDÚSTRIA

Sete passos são necessários para o produtor abrir sua agroindústria. Confira a sequência:

1º) Verificação da localização de acordo com o Plano Diretor, junto à SDR;

2º) Solicitação de certidão de uso e ocupação do solo expedida pelo Município;

3º) Encaminhamento de pedido de licença prévia ambiental, junto à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA);

4º) Encaminhamento de pedido de projeto. A SDR faz a planta;

5º) Construção;

6º) Encaminhamento de pedido de instalação à SQA e de licenças de operação e dos Bombeiros;

7º) Vistoria da SDR para validar alvará sanitário através do SIM.

COMITÊ

A SDR está montando um comitê para acelerar os processos de conclusão da tramitação das agroindústrias. O Comitê é integrado pela própria Secretaria, pela Emater, pela SQA e pelos Bombeiros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções