Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

AGRONEGÓCIO 2017 : Inicia o Circuito de Gestão e Inovação

26 maio
08:42 2017

A prefeita Paula Mascarenhas participou, da abertura do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio 2017. Promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), com apoio técnico da Emater-RS/Ascar, o evento ocorreu na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado.

Paula disse estar triste com a crise política pela qual passa o País. “Somos vítimas desta deturpação ética da política, mas não podemos deixar o Brasil parar. O que podemos fazer é dar o melhor de nós, nas atividades em que nos dedicamos, para mostrar a força do nosso País. Essa produção de alimentos é que vem sustentando a nossa economia e nos faz olhar para o futuro com esperança de mais decência. O Brasil merece e espera isso de nós.”

Filha de produtores rurais, a prefeita afirmou conhecer bem as agruras, as dificuldades e também as conquistas de quem produz alimentos e destacou a sustentabilidade, aliada à gestão e à inovação, como uma questão essencial. “Não há nada mais importante do que entregarmos um futuro melhor aos nossos filhos e netos. Se não podemos garantir isso, pelo menos temos a obrigação de nos preocuparmos, de assumirmos nossas responsabilidades sobre esse futuro”, considerou.

A linha temática do Circuito é “O Novo Rural – A Agricultura Provedora de Serviços Além de Alimentos”. Depois de Pelotas, o Circuito passará, nos próximos meses, pelas cidades de São Gabriel, Cachoeira do Sul, Bagé e Passo Fundo. Presidente do I-UMA, José Américo da Silva destacou que o maior desafio, na atualidade, é criar ferramentas de aprendizagem que estimulem os jovens. O chefe-geral da Embrapa, Clenio Pillon, complementou: “Talvez os jovens não queiram repetir o que seus avós fizeram, mas estão dispostos a empreender e inovar”.

Pillon recordou que na década de 1970, o Brasil era um grande importador de alimentos, mas nos últimos 45 anos fez uma verdadeira revolução no campo de alimentos e conquistou a soberania. “Hoje produzimos mais de uma tonelada de cereais por habitante”, revelou.

Também integraram a mesa de abertura, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Jair Costa Nachtigal; o diretor e coordenador do Conselho de Agroindústria da Fiergs (Conagro), Marcos Oderich; o auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Cleber de Souza; o coordenador geral das Câmaras Setoriais de Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS), Rodrigo Rizzo; e representando a Emater/Rs-Ascar, Renato dos Santos.

Acompanharam a prefeita, o vice-prefeito Idemar Barz, o assessor especial Sadi Sapper, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções