Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

ÁGUA : Estudo do Sanep corrige problemas no abastecimento

17 abril
09:42 2015

Uma das mais antigas demandas dos moradores de Pelotas, o abastecimento de água na Praia do Laranjal e em alguns bairros da zona leste do Município teve melhoras significativas durante o último verão.

A falta d’água, que nos últimos 12 anos vinha prejudicando e trazendo transtornos no dia a dia dos moradores durante o período de veraneio, deu uma trégua e o que se viu na última temporada foi uma realidade bem diferente.

Garantir o pleno abastecimento de água nas moradias dos balneários era uma das principais metas do atual governo. O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), através de seu Departamento de Águas (Depa), realizou um estudo liderado pelo chefe da Divisão de Abastecimento de Águas, Alexandre Duval, que descobriu como realinhar a distribuição de água. Durante dois meses Duval fez um controle diário dos reservatórios, com mapeamentos das variações de pressão do consumo da rede. Com os resultados, foram feitos ajustes de pressão em diferentes horários de distribuição, o que foi corrigindo o problema de distribuição para as casas. “Essa reavaliação do sistema foi muito importante para garantir o abastecimento de água durante este verão, corrigindo um antigo problema”, afirmou o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams.

MARIA Furtado Lucas disse que abastecimento melhorou

MARIA Furtado Lucas disse que abastecimento melhorou

Além deste estudo, a aquisição de um booster – um aparelho que funciona como uma bomba de pressão d’água -, realizada recentemente pelo Sanep, promete melhorar ainda mais o abastecimento no Laranjal ao acrescentar mais de 7,2 milhões de litros/dia de água tratada à rede de distribuição.

A participação dos moradores também teve grande importância para garantir os resultados positivos, com ações conscientes evitando o desperdício de água nas residências. Moradora do Balneário dos Prazeres, a aposentada Sandra Mara Furtado Lucas, afirmou que a partir deste verão não houve falta de água no bairro com a frequência que havia nos anos anteriores. “Além de quase não faltar água, a pressão também está bem mais forte”, comemorou.

BALNEABILIDADE

Outro ponto positivo deste verão foi no quesito Balneabilidade. Pelo menos dez pontos da Lagoa dos Patos foram monitorados nos balneários do Laranjal e permaneceram 100% próprios para banho durante nove semanas consecutivas. As análises foram realizadas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), através do Laboratório do Sanep, com coleta de amostras da água nos dez pontos a cada sete dias.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções