Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

ALBERGUE NOTURNO : Espaço de trânsito e solidariedade

ALBERGUE NOTURNO : Espaço de trânsito e solidariedade
10 julho
08:51 2019

O momento é de buscas por soluções, ainda que paliativas, para os problemas que afligem a população mais vulnerável.

O tempo não espera, não dá trégua: a fome ronda, o frio castiga. É tempo de solidariedade e caridade. É assim que também vivem as entidades e instituições que se importam com as pessoas menos favorecidas.

É assim que há 62 anos o Albergue Noturno Pelotense sobrevive: de doações e compartilhamento de bondade no enfrentamento às dificuldades de segmento carente dentre a população.

As ações e necessidades são quase sempre as mesmas, relata a presidente do Albergue, a assistente social Sônia Monteiro. A instituição recebe “desabrigados” em situação de rua, sem lar, os quais pernoitam no espaço. Chegam até 18h30min, são “obrigados” a tomar banho, recebem refeição e cama para dormir. Geralmente ficam apenas uma noite. Saem por volta das 7h, após tomar o café. Segundo Sônia, há alguns que frequentam o espaço há cerca de dois anos. Não têm pra onde ir. A limpeza e manutenção do espaço é feita pelos próprios albergados.

FRATERNIDADE embala as ações do espaço, o ano inteiro

FRATERNIDADE embala as ações do espaço, o ano inteiro

A Prefeitura  Municipal garante a água e energia elétrica. As roupas e alimentação são doações da comunidade. Aos albergados é disponibilizada uma tevê, comunitária.

“A gente depende da ajuda da comunidade para poder oferecer esse apoio aos que precisam”, salienta Sônia. Tudo é bem-vindo: roupas de uso pessoal, de cama, mesa e banho. E alimentos.

Ah, mas pra ser recebido é necessário apresentar uma folha corrida, da Polícia, indicando bom comportamento do necessitado. A segurança de todos é fundamental, observa a gestora.

O Albergue Pelotense é um espaço de passagem a quem não tem aonde dormir. Fica na rua Padre Felício, 320. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-7395.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções