Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

ALCOOLISMO : Grupo 20 de Outubro celebra aniversário de fundação em Pelotas nesta sexta-feira

ALCOOLISMO :  Grupo 20 de Outubro celebra aniversário de fundação em Pelotas nesta sexta-feira
19 outubro
07:24 2018

Um momento para reflexão, elevação e fortalecimento da disposição para encarar a vida de frente, de cara limpa, sem traumas. Será hoje às 20h, dentro das comemorações pelos 40 anos da fundação em Pelotas do Grupo de Alcoólicos Anônimos 20 de Outubro. Fundado em 1978, o Grupo é o terceiro criado em Pelotas, logo após a criação dos Grupos da Luz (Igreja da Luz) e São José, (Paróquia São José) no Fragata.

Embora não possua vínculos com religiões, a irmandade de Alcoólicos Anônimos(AAs) costuma funcionar em salas gentilmente cedidas por instituições religiosas.

Os passos iniciais do Grupo 20 de Outubro na Princesa do Sul ocorreram em sala da Igreja Metodista, cedida pelo reverendo Walter Antunes Braga. Atualmente, funciona na rua Gonçalves Chaves, 3.229. É neste endereço que ocorrerá a reunião comemorativa, na sexta-feira.

INIMIGO

O alcoolismo é considerado um dos mais sérios problemas de saúde pública da atualidade, despertando a atenção de autoridades médicas e sanitárias de diversos países. É contra ele a “briga” de AAs e seus grupos espalhados pelo mundo inteiro.

A primeira literatura impressa de AA foi o chamado Livro Azul, o qual   apresenta os Doze Passos e é um resumo do que os primeiros membros de AA fizeram. Os Doze Passos são colocados como um programa sugerido de recuperação. A maioria das suas páginas é dedicada a histórias individuais de recuperação, de tal forma que o aprendizado em A.A. se torna baseado no exemplo.

O AA se apoia numa mistura de tradições escritas e orais de modo que possui textos básicos altamente reverenciados que se constituem num modelo para os grupos e para os seus membros, sendo que a tradição oral está associada à ênfase que se faz na experiência individual dos membros. As tradições, escritas e orais são o fruto da experiência individual e, coletiva, dos grupos.

Os coordenadores de Grupos de AAs reforçam que em AA nada é imposto: tudo é sugerido aquele que chega pela primeira vez. A ele é apresentado um programa de recuperação que tem como principio fundamental evitar o primeiro gole.

GRUPOS EM PELOTAS

GRUPO 20 de Outubro: Reuniões diárias, de segunda à sábado, sempre às 20h; domingos, 9h30min e 20h;

GRUPO DA LUZ: Reuniões terças e sextas-feiras, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Simões Lopes;

GRUPO SÃO JOSÉ: Reuniões segundas e quintas-feiras, às 20h, na Igreja São José, no Fragata;

Mensalmente, a mensagem de AA é levada aos pacientes alcoólatras no Hospital Espírita de Pelotas.

MAIS INFORMAÇÕES podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-0373.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções