Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Aluna do IFSul é destaque na Olimpíada Brasileira de Química

Aluna do IFSul é destaque na Olimpíada Brasileira de Química
16 dezembro
15:30 2013

As últimas semanas têm sido intensas para Estefani Tavares Jansen. Aluna do câmpus Pelotas do IFSul, a jovem de 18 anos foi a única estudante da região agraciada com medalha de bronze na edição 2013 da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Por causa do resultado expressivo, virou celebridade no município e ganhou até um espaço na movimentada agenda do prefeito Eduardo Leite.

A estudante  Estefani Tavares Jansen

A estudante Estefani Tavares Jansen

No bairro Areal, em Pelotas, não se fala em outra coisa. Na frente da casa da família Jansen, uma faixa resume bem o sentimento de parentes e amigos em relação à conquista de Estefani. No câmpus Pelotas, a maior escola do IFSul com mais de 5 mil alunos, o curso técnico em Química também fez questão de homenageá-la com uma faixa.

Estefani foi incentivada pelos próprios professores a participar da OBQ. Ela ficou entre os 12 alunos do câmpus Pelotas selecionados para a etapa estadual. Depois, em uma nova maratona de provas, conseguiu avançar à fase nacional, juntamente com outros 24 estudantes do Rio Grande do Sul.

“Quando fui para a etapa nacional, vi que poderia chegar mais longe. Achei a prova muito bem elaborada e tive mais dificuldade nas questões discursivas que envolviam análises quantitativas”, comenta a jovem, aluna do 6º semestre do curso técnico integrado em Química.

Estefani estava em uma excursão escolar quando recebeu a notícia que tinha ficado em terceiro lugar na Olimpíada, Modalidade B (para alunos do 3º ano do Ensino Médio). A comemoração começou já no ônibus, a caminho de Porto Alegre. Na casa da estudante, a família tratou logo de dar continuidade à festa.

“Desde pequena a Estefani foi uma aluna nota 10, determinada. Para nós, foi uma alegria imensa essa conquista e esse reconhecimento todo”, elogia a mãe coruja Santa Tereza Tavares Jansen.

Assim que terminar o curso técnico, Estefani quer prestar vestibular para Engenharia Química no próprio IFSul. Tem planos de trabalhar com pesquisa e licenciatura. Decisão que já conta com o apoio de toda a família.

“Ela tem nosso apoio incondicional. Sempre estaremos prontos para incentivá-la a seguir cada vez mais longe nos estudos”, afirma Tereza.

Nesta terça-feira (17), às 18h, a estudante será recebida pelo prefeito Eduardo Leite. Estefani é pura ansiedade, afinal, ela é a única representante de Pelotas e região a conquistar um resultado pra lá de especial em uma competição nacional de Química.

A cerimônia de premiação da OBQ foi realizada no dia 29 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará. Estefani viajou a Fortaleza na companhia da professora de Química do câmpus Pelotas, Marinês Aldeia dos Santos.

Tradição

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo e voltada a estudantes do ensino médio e tecnológico.Em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi realizado o primeiro evento com a participação de cinco estados brasileiros.

Suspenso durante sete anos, ressurgiu em 1996, por iniciativa da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).Os primeiros colocados nesta competição têm seus nomes inseridos na galeria de honra da Olimpíada Brasileira de Química. Os dez estudantes de maior destaque são convocados a participar do curso de aprofundamento e excelência em Química, ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e Olimpíada Ibero-americana de Química.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções