Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras realiza doutorado sanduíche em Portugal

05 novembro
13:01 2013

A acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jossemar de Matos Theisen, está de malas prontas. Ela embarca para Portugal no dia 12 de novembro, onde ficará por cinco meses. O novo espaço de pesquisa da pós-graduanda será a Universidade do Minho, que tem um dos seus campi localizado na cidade de Guimarães. A viagem é viabilizada pelo Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Jossemar se prepara para a Universidade do Minho, em Portugal

Jossemar irá frequentar a Universidade do Minho, em Portugal

Com o objetivo de investigar como os universitários, recém-ingressantes no curso de Letras, utilizam as práticas de letramentos digitais para seus estudos acadêmicos, Jossemar terá a possibilidade de ampliar sua tese de doutorado – O Letramento Digital e a Leitura Online no Contexto Universitário – durante o período em que estará no exterior. Ela é a terceira pesquisadora orientada pelo professor Vilson Leffa a passar por essa experiência somente no ano de 2013.

Em Portugal, sob a orientação da professora Natasha Van Hattum-Jansen, do Centro de Investigação em Educação e Tecnologias (CIET), a acadêmica da UCPel desenvolverá o estudo Práticas de leitura e escrita online no meio acadêmico. O trabalho deve resultar em um artigo científico, a ser publicado em alguma revista de âmbito internacional. Para desenvolver o trabalho na Universidade do Minho, Jossemar contará, ainda, com a co-orientação da professora Anabela Carvalho Alves.

Atuando em um espaço voltado para a leitura, a oralidade e as práticas escritas, a acadêmica da UCPel acredita que poderá investigar como os estudantes portugueses se inserem nos processos digitais de leitura e escrita. “Procuro entender como os estudantes se apropriam das tecnologias para utiliza-las em suas pesquisas acadêmicas”, resume a pesquisadora ao explicar que seu trabalho se desenvolve sob a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções