Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Alunas do Instituto São Benedito visitam Catedral

Alunas do Instituto São Benedito visitam Catedral
05 julho
08:35 2019

Olhos atentos, curiosidade, e a emoção de estar em contato com um marco do patrimônio histórico de Pelotas. Foi nesse cenário na tarde de quinta-feira (4), que 20 meninas da 5ª série do Instituto São Benedito participaram de uma ação de Educação Patrimonial sobre a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A atividade de integra o projeto “Portas da História”, que restaura as portas da edificação. No começo da atividade uma palestra sobre a importância do patrimônio histórico da cidade. A ação continuou com a visita guiada pelo interior da Catedral.

Atividade de Educação Patrimonial integra o projeto “Portas da História”

Atividade de Educação Patrimonial integra o projeto “Portas da História”

A professora do Instituto São Benedito, Thalise Rodrigues, acompanhou as alunas e aprova a atividade. “Achei bastante interessante, a Catedral está ao nosso lado e muitas vezes não conhecemos o que há por trás dos muros da história”, explica. Segundo avaliação da oficineira de educação patrimonial, Liza Bilhalva, a atividade foi muito bem recebida pelas estudantes. “A proximidade entre o São Benedito e a Catedral, o envolvimento dos pintores italianos Aldo Locatelli e Emilio Sessa com o instituto aguçaram a curiosidade das jovens”, observa. Já o museólogo da Catedral, Everton Lautenschalger, responsável pela visita guiada no local, destaca que a atividade serviu para as jovens sentirem com o coração a preservação pelo patrimônio.

Após conhecerem vários espaços do templo as alunas – com idades entre dez e onze anos – voltaram a sala de aula para desenvolver desenhos sobre os detalhes que mais chamaram a atenção durante a visita.

O projeto Portas da História tem investimento total de R$ 560.963,00 com recursos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio integral da Josapar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções