Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Alunos da Emef Laquitinie participam do projeto Tampart

Alunos da Emef Laquitinie participam do projeto Tampart
30 agosto
09:07 2018

Alunos do 4° e 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carlos Laquitinie participaram, na tarde desta quarta-feira (29), de mais uma etapa do projeto Tampart. No pátio interno do Mercado Central, em frente ao painel de tampinhas confeccionado pelo projeto, cerca de 20 crianças discutiram sobre o mal destino do lixo e suas consequências para a poluição dos rios e mares.

Após assistirem ao vídeo que mostra diversos animais marinhos encontrados mortos pela ingestão de tampas plásticas e de outros detritos, as crianças começaram a criar pequenos painéis com as tampinhas, relacionados com o tema.

A aluna Olívia Nunes Palácio, de 10 anos, representou em seu trabalho um oceano cheio de sujeiras com a palavra “não”. A menina disse que o assunto preservação ambiental já vem sendo tratado na sala de aula.

“Nós estamos juntando tampinhas para que elas se transformem em arte e não cheguem nos oceanos”, relatou Olívia.

Projeto

O Tampart, projeto independente, idealizado pelo artista plástico Ubiratan Fernandes, de Porto Alegre, veio para Pelotas por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, presidida por Fabrício Tavares (PSD). A Prefeitura aderiu ao projeto, por meio das secretarias de Educação e Desporto (Smed), Qualidade Ambiental (SQA), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Cultura (Secult) e Sanep.

Tampas plásticas foram utilizadas pelos alunos para construção de painéis que representavam o problema do lixo nos mares

Tampas plásticas foram utilizadas pelos alunos para construção de painéis que representavam o problema do lixo nos mares

O Projeto se resume na confecção de um painel com utilização de tampinhas de garrafas pet e de outras embalagens, com representações de animais marinhos. O intuito é retirar as tampas plásticas de circulação e transformá-la em obra de arte que chame atenção para o problema da degradação do ambiente através do mal destino do lixo e da grande produção industrial.

Escolas

Neste ano, seis escolas municipais estão contempladas com as oficinas com o artista plástico, no período de julho a outubro.

“No final do ano, o objetivo é que possamos montar um grande painel a partir das artes desenvolvidas pelos alunos para ser exposta em local de circulação pública”, relata Fernandes.

No ano que vem o projeto deve ter continuidade em Pelotas com a adesão de outras escolas.

Cidades como Porto Alegre, Xangrilá, Calle, na Colômbia, e Punta del Este, no Uruguai, também estão desenvolvendo o projeto Tampart.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções