Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Análise arqueológica na Praça Cipriano deve começar em um mês

17 abril
17:45 2014

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Porto Alegre aprovou o projeto de Diagnóstico Arqueológico Interventivo para verificar se existem traços de sítio arqueológico na praça Cipriano Barcelos, na área vizinha ao Pop Center. O local deveria receber um processo de revitalização até ter sido interditado pela possibilidade de abrigar materiais históricos. O processo foi remetido agora ao Iphan em Brasília. Com a anuência do Instituto, que deve ocorrer em trinta dias, terá início a prospecção, o primeiro passo para a revitalização.

Processo é necessário para, depois, dar início à revitalização da área vizinha ao Pop Center

Processo é necessário para, depois, dar início à revitalização da área vizinha ao Pop Center

O trabalho de resgate, que verificará a existência ou não de vestígios arqueológicos e cobrirá toda a extensão da praça, um processo conhecido como malha de quadriculagem, que prospecta amostras de dez em dez metros, deverá durar trinta dias. A atividade está a cargo da Contextos Arqueologia e Patrimônio Cultural Ltda.

A análise do material coletado levará outros sessenta dias, período em que a empresa administradora do Pop Center, que financia o estudo, colocará em prática um Plano de Educação Patrimonial, que prevê atividades educativas com escolas e a comunidade pelotense.

O processo inteiro deverá ocupar três meses. Depois será possível dar início ao plano de revitalização da praça Cipriano.

 

     A equipe que trabalhará no Diagnóstico Arqueológico:

·         1 arqueólogo coordenador

·         4 arqueólogos para o levantamento de campo

·         4 auxiliares de campo

·         2 arqueólogos para o processamento dos dados e análise de materiais

·         1 historiador para executar a pesquisa histórica

·         1 antropólogo e 01 auxiliar para realizar o levantamento etnográfico

·         1 geógrafo para elaboração dos mapas

·         3 pesquisadores para executar o programa de educação patrimonial

 

Saiba mais:

O consórcio Verdi/Cádiz, vencedor da licitação que construiu e administra o Pop Center, é responsável pela requalificação da Praça Cipriano Barcelos. A obra constitui-se em uma das cláusulas contratuais à edificação do novo prédio e proporcionará um espaço de lazer adequado à comunidade, além de ampliar a segurança daquela área

Além de pavimentar os passeios públicos do interior da praça, o projeto contempla ainda: recuperação da arborização por meio do tratamento fitossanitário e poda das espécies pré-existentes e plantio de novas variedades; substituição da praça de brinquedos; instalação de 50 pontos de iluminação pública no interior da praça; instalação de pátio seco de lazer, composto por mesinhas para jogos de dama e outros; encanteiramento; instalação de mobiliário urbano; melhoria no sistema de drenagem evitando alagamentos e facilitando o escoamento da água; recuperação das escadarias de acesso às ruas Marechal Floriano e Santa Tecla.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções