Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

ANDRADE NEVES : Trecho do Calçadão será aberto para o trânsito

ANDRADE NEVES : Trecho do Calçadão será aberto para o trânsito
14 março
09:48 2019

A abertura do Calçadão da rua Andrade Neves para trânsito lento, entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, é parte do projeto de requalificação da área central.

Na manhã de ontem, teve  o calçamento com pedras regulares da via de 3 metros de largura. Os paralelepípedos utilizados são os mesmos retirados da parte central da quadra.

Na manhã de ontem, teve o calçamento com pedras regulares da via de 3 metros de largura. Os paralelepípedos utilizados são os mesmos retirados da parte central da quadra.

Na manhã de ontem, teve  o calçamento com pedras regulares da via de 3 metros de largura. Os paralelepípedos utilizados são os mesmos retirados da parte central da quadra.

A nova via, destinada ao tráfego de veículos, será nivelada à área de pedestres do Calçadão. A separação de veículos e pedestres contará com balizas disciplinares, para evitar que as linhas de meios-fios sejam ultrapassadas por um ou por outro.

A Prefeitura acompanha a execução do projeto de requalificação por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário Roberto Ramalho comenta que a abertura de via para trânsito lento, entre Floriano e Lobo da Costa, acabará desafogando o movimento em direção à rua Marechal Deodoro, onde é possível dobrar à direção Sul.

   CONCRETO E ACESSO ÀS LOJAS

Além da equipe do calçamento, outra frente de trabalho da Construtora Pelotense atuou, nesta quarta-feira, na concretagem da área central, nas proximidades do entroncamento com a rua Lobo da Costa. O piso definitivo padronizado é assentado na base de concreto. Quando concluída naquela área, a mesma intervenção será feita nas proximidades da Floriano.

Simultaneamente ao calçamento e à concretagem, iniciam-se as obras de requalificação do acesso a algumas lojas. As calçadas serão unificadas à parte central, como nas quadras anteriores. A remoção do piso antigo já pode ser constatada. O único passeio público que não será trocado é o que corresponde ao prédio do Banrisul, em granito, que faz parte do conjunto do imóvel construído em 1916.

IMG_20190314_092710220~2ABRANGÊNCIA DO PROJETO

A requalificação do Calçadão está orçada em R$ 3,97 milhões, cobertos por receitas próprias do Município e do governo federal, Ministério das Cidades. Inserido no Programa Mobilidade Urbana, eixo Espaço Público, o projeto abrange as ruas Andrade Neves, entre Voluntários da Pátria e Lobo da Costa, e 7 de Setembro, entre 15 de Novembro e General Osório.

Entre os benefícios promovidos pela obra planejada para transformar a estrutura da década de 1980, destacam-se as melhorias das condições gerais de circulação de pedestres, a diminuição da poluição visual, e a garantia de mais segurança às pessoas que frequentam a área central.

O projeto contempla a troca do piso, intervenções em drenagem e esgoto, sinalização, mobiliário urbano, paisagismo, urbanização, iluminação pública, e redes de telefonia e de dados subterrâneas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções