Diário da Manhã

segunda, 18 de março de 2024

Notícias

Angélica Freitas e Odyr Bernardi são patrona e orador da Feira do Livro

Angélica Freitas e Odyr Bernardi são patrona e orador da Feira do Livro
25 outubro
17:15 2013

A Câmara Pelotense do Livro e a Prefeitura Municipal de Pelotas divulgaram os nomes da patrona e do orador da 41ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece entre os dias 31 de outubro e 17 de novembro no Mercado Central. A premiada poeta Angélica Freitas e o ilustrador, designer e quadrinista Odyr Bernardi, ambos pelotenses, são os escolhidos desta edição da Feira.

Angélica FreitasAngélica Freitas publicou os livros de poemas Rilke Shake (Cosac Naify/7Letras, 2007) e Um útero é do tamanho de um punho (Cosac Naify, 2012), vencedor do prêmio de Melhor Livro de Poesia de 2012 da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom. Em parceria com o artista gráfico Odyr Bernardi, lançou em 2012 a graphic novel Guadalupe (Companhia das Letras). Angélica participou de diversos encontros de literatura no Brasil e no exterior, entre os quais a Festa Literária de Paraty (Flip), a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o Festival de Poesia de Berlim, o festival Salida al Mar (Buenos Aires) e o Festival Internacional de Poesia de Lima. Poemas seus apareceram em antologias e revistas como Neue Rundschau (Alemanha), World Literature Today (Estados Unidos), Litro (Inglaterra), Diario de Poesía (Argentina) e Nioques (França). Em 2012, seu primeiro livro, Rilke Shake, foi lançado na Alemanha pela editora luxbooks, em tradução de Odile Kennel. Para 2014, está prevista a publicação do mesmo livro nos Estados Unidos, com tradução de Hilary Kaplan. Também traduziu para o português as novelas Como me tornei freira e A Costureira e o Vento (Rocco, 2013), do escritor argentino Cesar Aira, Cash – a autobiografia de Johnny Cash (Leya, 2013) e Eu vi um pavão (poema de autor anônimo, Scipione, 2011). É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalhou alguns anos como repórter no jornal O Estado de São Paulo.

 0280Odyr Fernando Bernardi foi premiado com o 1º lugar na categoria quadrinhos no XVIII Salão Internacional de Desenho para a Imprensa – 2009 – Porto Alegre. Participou das exposições coletivas, XVIII Salão Internacional de Desenho para a Imprensa – 2009 – Usina do Gasômetro – Porto Alegre – RS; Rio Comicon – Quadrinistas independentes – 2010 – Estação Leopoldina – Rio de Janeiro – RJ; II Prêmio Artes Visuais João Simões Lopes Neto – 2011 – MALG – Pelotas. Entre outras atividades, foi Diretor de arte das revistas Aplauso e Amanhã, Porto Alegre, de 2000 a 2002, Diretor de arte da Editora Desiderata, Rio de Janeiro, 2006 a 2008, sendo responsável pelo projeto gráfico do redesenho gráfico da obra completa de Millor, em andamento. Em 2010, criou a Editora Secreta. Publicou ilustrações e quadrinhos em veículos como a Folha de São Paulo, O Globo, Trip, Sexy e na revista do Globo. Recentemente foi um dos artistas convidados a participar da coletânea de homenagens aos 50 anos da obra de Mauricio de Souza. Como quadrinista, participou da antologia Os Irmãos Grimm em Quadrinhos, que adaptava os clássicos das fábulas para quadrinhos; lançou o álbum Copacabana, em 2009 pela editora Desiderata, e Guadalupe, em 2012 pela Companhia das Letras, com roteiro de Angélica Freitas.

A realização da 41ª Feira do Livro de Pelotas é da Câmara Pelotense do Livro com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mais informações são encontradas no blog http://feiradolivrodepelotas2013.blogspot.com.br.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções