Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Antiga Laneira abriga projeto Casa dos Museus

Antiga Laneira abriga projeto Casa dos Museus
15 setembro
09:49 2014
PROFESSORA Francisca Michelon

PROFESSORA Francisca Michelon

Apresentação e o lançamento da revista Expressa ocorreu durante a programação do Congresso de Extensão e Cultura da UFPel

Em solenidade ocorrida no Salão Nobre da Biblioteca Pública Pelotense e que integrou a programação do Congresso de Extensão e Cultura (CEC), foi lançado, terça-feira o volume 19, nº 2, da Revista Expressa Extensão. Na oportunidade, também foi apresentado o projeto da Casa dos Museus, a ser construída na antiga Laneira.

A proposta da revista semestral Expressa Extensão é apresentar ações extensionistas da Universidade Federal de Pelotas. Feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, existe desde a década de 1990. Está sendo relançada com o mesmo nome, mantendo a memória, mas foi reformulada para ser um periódico eletrônico. A ideia é formar um ciclo contínuo de troca de conhecimentos e contemplar a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A Casa dos Museus deverá abrigar os cursos de Museologia e de Conservação e Restauro, a Biblioteca Retrospectiva, o Memorial da Laneira, o Memorial das Telecomunicações, além do Museu de Arqueologia e Antropologia, o Museu da UFPel e o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Também contará com um auditório para 750 pessoas, salas de ensaio, camarins e uma sala de cinema de 100 lugares.

Será feito um café e um espaço de convivência, aproveitando o que já existe para criar um local agradável, com permeabilidade, abertura para luz e ventilação. Não será apenas para a universidade, mas para toda a comunidade, portanto deverá ficar aberto inclusive nos finais de semana.

Os arquitetos e professores da FAUrb Celina Correa e Ricardo Pintado apresentaram o projeto, do qual fizeram parte. Também estão na equipe de produção quatro bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de outros professores que fazem contribuições.

Segundo a coordenadora do Núcleo do Patrimônio Cultural da PREC, professora Francisca Michelon, ambos os projetos não poderiam acontecer em outro momento, pois atendem a uma demanda na UFPel.

Estiveram presentes o reitor da UFPel Mauro Del Pino, a Vice-Reitora Denise Gigante e a Pró-Reitora  de Extensão e Cultura Denise Bussoletti. Também compareceram representantes da UFRJ e UFBA, o Secretário Municipal de Cultura Giorgio Ronna, entre outras autoridades.

Ao final da cerimônia, foram sorteados vinte exemplares da Revista Expressa Extensão. Quem não possui a versão impressa pode acessar a versão online através do link: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções