Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

APARECIMENTO DE ALGAS : Sanep monitora área de captação da Barragem Santa Bárbara

APARECIMENTO DE ALGAS : Sanep monitora área de captação da Barragem Santa Bárbara
11 dezembro
20:16 2019

Aparecimento de algas é comum nesta época do ano em mananciais represados. Autarquia assegura que elas não afetam a potabilidade da água

O Sanep monitora, desde a semana passada, a área de captação de água bruta da barragem Santa Bárbara, após o aparecimento de algas. A incidência de algas é comum nessa época do ano, características como período de poucas chuvas e incidências de maior claridade e calor tendem a aumentar sua proliferação. A autarquia salienta que isto não afeta a potabilidade da água, que recebe o tratamento adequado e exigido.

O aparecimento é comum em mananciais represados, como é o caso do Santa Bárbara. Segundo o Sanep, isto ocasionou o odor e o sabor registrado na água em alguns bairros da cidade que são abastecidos pelo Santa Bárbara, como o Centro, Três vendas, Fragata e zona Industrial.

Como forma de combater os efeitos, o Sanep utiliza carvão ativado na área de água bruta, que absorve e neutraliza os efeitos na água. De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, bons resultados já foram registrados até o momento, com a diminuição no aparecimento das algas. O Sanep seguirá monitorando a área até garantir que toda a produção de algas seja eliminada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções