Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Aplicativo vai permitir realização de prova de vida por meio digital

Aplicativo vai permitir realização de prova de vida por meio digital
24 agosto
09:05 2020

A prova de vida realizada por aposentados todos os anos, ganhou uma novidade totalmente digital: é que a partir desse ano, a primeira etapa desse processo será feita por reconhecimento facial no aplicativo Meu Gov.br. O procedimento é totalmente seguro e poderá ser feito no conforto de casa.

O lançamento da prova de vida digital deve acontecer já nas próximas semanas. Mas os aposentados que possuem Carteira de Motorista ou biometria digital cadastrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral e que quiserem se antecipar, já podem ir baixando o aplicativo nos celulares e fazendo essa primeira etapa do processo, que é realizada com base na identificação dos traços dos rostos.

O reconhecimento facial vai garantir mais confiabilidade à prova de vida. O aplicativo Meu Gov.br já é utilizado para criar e qualificar contas no gov.br, recuperar senhas e para acessar a CNH digital, por exemplo. Para ter acesso a todos os serviços do aplicativo é preciso cadastrar uma única senha.

Para o reconhecimento facial é necessário ficar atendo a alguns detalhes na hora de tirar a foto: são solicitados o registro de alguns movimentos faciais, para garantir a proteção da operação. Depois de feito esse processo, pronto! A foto é comparada com a base de dados do TSE ou da CNH, a imagem é reconhecida e uma conta no gov.br é automaticamente aberta quando o usuário ainda não tem ou revalidada quando a conta já existe.

A operação é segura e os dados dos usuários ficam totalmente protegidos como detalha o diretor do Departamento dos Serviços Públicos Digitais, Luiz Miadaira.

O aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para celulares e está disponível, totalmente de graça, para telefones com sistema android e IOS. Se por algum motivo, o telefone for perdido ou roubado, também não há com que se preocupar. Mesmo que terceiros tentem acessar o aplicativo, o reconhecimento facial impedirá que outra pessoal além do dono da conta acesse qualquer dado. Quanto ao cidadão que quiser trocar de telefone, basta baixar o aplicativo novamente, insere a senha e refazer o reconhecimento por meio das características faciais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções