Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Aprimoramento das Gestões Municipais pauta encontro de prefeitos na Embrapa

26 outubro
10:41 2013

A situação precária das rodovias localizadas no interior dos municípios e a impossibilidade de correta manutenção pela falta de recursos foi um dos assuntos que pautou o encontro promovido sexta-feira (25) pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. O evento, que também serviu para a atualização de informações e prestação de contas de mandatos dos deputados petistas Fernando e Miriam Marroni, federal e estadual, respectivamente, foi balizador para a apresentação do potencial da Embrapa como órgão indutor do desenvolvimento regional no que diz respeito à pesquisa e tecnologia.

Encontro Embrapa Pillon MarroniAo detalhar os projetos e trabalhos desenvolvidos na Embrapa, o chefe da unidade, Clênio Pillon, destacou o incremento na bacia leiteira, citando parcerias com a Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios (Cosulati), representada na reunião pelo superintendente Raul Amaral, bem como, tecnologias voltadas à atividade agropecuária. Ele ainda destacou a atuação do Laboratório de Análises de Azeite, que presta serviços ao Ministério da Agricultura, com avaliações físico-químico-sensoriais do azeite, principalmente para detecção de adulterações. Pillon também abordou várias questões sobre transferência de tecnologias e apresentou propostas para programas em parceria com a Azoansul nas áreas de qualificação da bacia leiteira; saneamento rural; aquisição e distribuição de mudas e sementes; programa de manejo e conservação de solo e água e agroindustrialização de alimentos, através dos investimentos conquistados pelo órgão para o desenvolvimento de um Arranjo Produtivo Local (APL).

Dentro das proposições apresentadas e encaminhadas pelo presidente da Azonasul, César Roberto de Brito (PT), prefeito de Pedro Osório, dos documentos elaborados pelo prefeito de Jaguarão, Claudio Martins(PT), chamaram a atenção. O primeiro, relatou problemas no atendimento de emergências do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com falta de médicos e o atraso nos deslocamentos. O segundo sugeriu que a Azonasul liderasse negociações junto ao Ministério da Integração Nacional para viabilização de recursos destinados à manutenção das estradas rurais. “O custo é inviável para que se consiga dar a correta manutenção. Além disso, o que anteriormente eram vias para a circulação de tropeiros, hoje serve para o escoamento de grande produção, com intenso transito de caminhões e maquinário agrícola”, disse.

CASCALHEIRAS – Outra alternativa discutida para amenizar os problemas de manutenção das estradas é a adoção de procedimentos para que os municípios ganhem autonomia legal para licenciar e explorar cascalheiras. Os gestores também estão buscando programas federais abertos e linhas de investimentos de infraestrutura, que possam ser acessadas através do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) para oferecer mais agilidade nos processos.

BACIA PELOTAS – A deputada Miriam Marroni também aproveitou o contato com os prefeitos para comentar sobre o pedido de permissão feito pela Petrobras junto ao Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) para vender 50% da participação da companhia em quatro blocos situados situados na Bacia Pelotas, como uma excelente oportunidade para prospectar a área.

AGENDA – O presidente da Azonasul anunciou agenda em Porto Alegre na próxima quarta-feira em diversos órgãos para levar as reivindicações das prefeituras. A entidade também terá representações na Marcha dos Prefeitos, que será promovida pela Famurs no dia 31 de outubro e no encontro Estadual de Prefeitos, que ocorrerá em 1º de novembro, promovido pelo Governo Federal. Ambos ocorrem na Capital.

PARTICIPAÇÕES – Representantes de secretarias estaduais, órgãos governamentais, Emater e Corede/Sul participaram do encontro da Azonasul e colocaram estruturas à disposição da região. O presidente do Corede/Sul, Càssio Mota, alertou sobre a urgência de liberação dos recursos da Consulta Popular, na ordem de R$ 16milhôes.   

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções