Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

ARQUIVO NEGRO: Exposição, roda de conversa e filme no “Quadrado”

27 novembro
17:55 2014

Nesta sexta-feira às 18h30min acontecerá abertura da exposição “Arquivo Negro”, que terá atividades até o dia 8 de dezembro

Por Carlos Cogoy

Programação será no Katangas nas Doquinhas CRÉDITO: COGOY

Programação será no Katangas nas Doquinhas
CRÉDITO:
COGOY

No Katangas do “Hélio”, à rua Cel. Alberto Rosa 1, entardecer com abertura da exposição “Arquivo Negro”. Trata-se de acervo sob a coordenação de Sandro “AnjoDB” Mesquita, que reúne material jornalístico, em especial publicado na editoria de cultura do DIÁRIO DA MANHÃ. São vinte anos sintetizados em dezenas de cópias de matérias que abrangem aspectos históricos, culturais e também de contestação. Sandro já esteve à frente da Central Única das Favelas (CUFA/Pel), e possui trajetória ligada ao movimento Hip Hop. O evento nas Doquinhas terá atividades até dia 8 deste mês. Assim, rodas de conversa, capoeira, percussão, cinema, Hip Hop e militância negra. O evento é realização que conta com o apoio da Central de Ações Periféricas e coletivo #OcupaQuadrado.

Professor Francisco Vitória CRÉDITO: HFJ

Professor Francisco Vitória
CRÉDITO:
HFJ

PROGRAMAÇÃO – Hoje na abertura, Sandro abordará sobre “20 anos de história, política e cultura negra em Pelotas”. Já o professor Francisco Vitória (UFPel), falará sobre “10 anos de políticas afirmativas”. No sábado e domingo, mostra permanecerá aberta à visitação, mas atividades serão em apoio ao Sofá na Rua e Piquenique Cultural respectivamente. Na terça às 18h30min, oficina de percussão com instrumentista Tabiran. Na quarta às 18h30min, oficina de capoeira. Às 19h30min, roda de conversa com Carlos Cogoy – editor de cultura do DM -, que abordará “Negro e mídia – vinte anos de jornalismo cultural”. Dia 4 às 18h30min, exibição do curta “Barro Duro”. Com Sassá, roda de conversa “Juventude negra e acesso”. Dia 5 às 18h30min, historiador e professor Caiuá Al-Alam com “Negra forca da Princesa”. Às 19h30min, música negra com Eduardo Freda. Dia 6 às 17h30min, intervenção do movimento Hip Hop com “Domingo é dia de Rap na Duque”. Também haverá sequência à oficna de capoeira. E dia 7 às 18h30min, roda de conversa com Andrea Terra com o tema “Rio de Sangue”. Às 19h30min, performance “Rio de Sangue” com Carolelê, Doida da Espanha e Tambores Libertários. Dia 8 às 18h30min, roda de conversa com Paulo Mallet que enfocará “A influência da cultura negra na formação do Rio Grande do Sul”. 

 

Hip Hop como intervenção

Hip Hop como intervenção

Percussão na temática de oficina

Percussão na temática de oficina

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções