Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Arranjo Produtivo Local – Polo Naval é apresentado aos empresários

Arranjo Produtivo Local – Polo Naval é apresentado aos empresários
07 agosto
10:13 2014

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), realizou ontem a primeira edição da reunião-almoço “Tá na Hora”, em que reuniu empresários e governantes da metade Sul do Estado, tendo como tema os desafios da Construção Naval em Pelotas, Rio Grande e São José do Norte.

Sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o recém constituído Arranjo Produtivo Local (APL) Polo Naval e Offshore, de Rio Grande e Entorno, tem como principal objetivo aumentar a eficiência das empresas localizadas no arranjo, promover o adensamento produtivo na região e reduzir as questões negativas do desenvolvimento econômico.

No evento, o vice-reitor da FURG e secretário executivo APL, Danilo Giroldo, apresentou os aspectos do Plano de Desenvolvimento do APL que apontam os objetivos estratégicos que servirão para melhorar a competitividade desta indústria e do território como um todo. Segundo o vice-reitor, a concretização desse projeto só será possível mantendo a articulação governamental, institucional e empresarial que vem caracterizando a formação.

Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Leite salientou que os governantes são muito demandados pela atração de investimentos. “Vamos criar um ambiente propício ao desenvolvimento, a fim de atrair empresas e investidores para nossa região”.

O APL foi estruturado em cinco eixos que deverão ser trabalhados: Modernização da Gestão, Desenvolvimento Econômico e Social, Planejamento Territorial e Infraestrutura, Formação de Recursos Humanos e Tecnologia, e Inovação.

VISITA AO GABINETE

Polo Naval 01Uma comitiva composta pelo prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindemeyer, pelo prefeito de São José do Norte, Zeni Oliveira, pelo vice-reitor da FURG, Daniel Giroldo, pelo procurador jurídico de Rio Grande, Fernando Grassi e pelo secretário de Desenvolvimento, Inovação e Renda de Rio Grande, Jordano Marques, esteve no gabinete do prefeito Eduardo Leite juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, para tratar de assuntos pertinentes ao APL e ao envolvimento dos municípios.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções