Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

ARTE ESPÍRITA : Peça “Entrevista com Espíritos” no Guarany

09 julho
08:34 2019

Sábado às 21h, novo espetáculo da companhia porto-alegrense Hariboll

Por Carlos Cogoy

Encontros entre o personagem Bruno que, durante boa parte da vida, esteve internado em hospitais, e o psiquiatra Otto. Aposentado, o psiquiatra escolhe a entrevista como metodologia para ouvir sobre o desassossego de Bruno. Ideia inicial da peça “Entrevista com Espíritos” que, de acordo com o autor e diretor Luis Carlos Pretto, oferecerá surpresas ao público. O espetáculo é a nova montagem da Cia. Hariboll de Teatro que, em abril, trouxe a Pelotas “O semeador de estrelas”, peça que aborda a vida do médium baiano Divaldo Pereira Franco. No sábado às 21h no Theatro Guarany, apresentação de “Entrevista com Espíritos”. A classificação é livre, sendo que menores de doze anos, deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A produção é da BIS, com apoio da Liga Espírita Pelotense (LEP) – rua Andrade Neves 981 -, onde podem ser adquiridos ingressos antecipados, bem como na Personal Art – rua Santa Cruz 1.503 loja 2 -, e My Shoes à rua Voluntários da Pátria 838. Mediante a doação de quilo de alimento, que será destinado à Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição, o valor diminui através do “ingresso solidário”.

A experiência mediúnica é base para a montagem com diferentes histórias

A experiência mediúnica é base para a montagem com diferentes histórias

MEDIUNIDADE – O autor Luis Carlos Pretto, que também atua no espetáculo, relata que se baseou nalguns relatos que acompanhou, como médium de apoio, em casas espíritas. Inspirado nas mesas mediúnicas, ele criou espetáculo que apresenta narrativas dos sofredores. No entanto, como destaca, a peça não se resume a lamento. No palco, diz ele, haverá histórias tristes, mas também emocionantes, lúdicas e engraçadas. A peça é uma forma de expor questões que são recorrentes. Outra ressalva do diretor é que, além do diálogo entre o psiquiatra e o atormentado Bruno, alguns dos relatos são personificados no palco. E há desde conflitos em momentos de guerra, ou de intolerância como a Inquisição da igreja católica, até espíritos zombeteiros. “Antes da análise propriamente dita, Otto conduz uma série de consultas que ele chama de entrevistas e, na última delas, um segredo vem à tona e mudará completamente a vida dos dois”, divulga.

HARIBOLL é cia. teatral formada por artistas e técnicos ligados ao espiritismo. Dedicados à arte espírita, os integrantes também são evangelizadores e passistas em casas espíritas. Na trajetória, já são doze espetáculos de arte espírita. O palco, conforme o grupo, é uma forma de divulgação dos princípios da doutrina. Uma montagem que repercute, e mantém agenda pelo País, é “O semeador de estrelas”. O espetáculo que enfoca a vida do médium Divaldo Franco, e foi elogiado pelo homenageado. Na “Entrevista com espíritos”, além de Pretto, o elenco também conta com Allex Manzônia, Fernando Rodrigues, Juliana Pretto e Melissa Monteiro. O plano de luz é de Leandro Gass, e o operador de som é Adson Silva. Adereços cênicos e figurinos, foram criados pela equipe da Hariboll.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções