Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

ARTE NO SHOPPING : Apresentações no “Segundas com dança”

31 agosto
08:50 2018

Segunda às 19h30min na Praça de Alimentação do Shopping Pelotas, abertura da programação com grupos de dança

Por Carlos Cogoy

            Espaço à arte da dança, possibilitando acesso à cultura, e valorizando o potencial artístico local. Objetivos do “Segundas com dança” que, a partir do dia 3 de setembro, estendendo-se até 29 de outubro, estará proporcionando apresentações gratuitas às 19h30min. A divulgação da parceria entre o Shopping Pelotas, e os grupos e companhias de dança, ocorreu durante entrevista coletiva ontem à tarde. No evento, a participação da coordenadora de marketing do Shopping, Simone Ponce, e representantes dos grupos: Daniel Amaro (Cia. de Dança Afro Daniel Amaro); professora Eleonora Santos (UFPel); Diclea Ferreira de Souza (Grupo Ballet de Pelotas); Marisa Luvielmo (Estúdio Z Dance); Márcia Loureiro (Unidança); Vania Viana (1º ATO Tavane Viana); Juliana Resem (Adágio Centro de Ginástica e Dança).

Projeto foi apresentado em coletiva ontem à tarde no Shopping

Projeto foi apresentado em coletiva ontem à tarde no Shopping

IDEIA – O coreógrafo Daniel Amaro ao final de março, entrou em contato com a administração do Shopping Pelotas, para agendar apresentação de dança. A coordenadora de marketing, Simone Ponce – bailarina durante 22 anos -, empolgou-se com a possibilidade de espaço à arte. E a ideia foi ampliada, surgindo a perspectiva de calendário com diferentes grupos e companhias de dança. Conforme Amaro observou ontem, em abril houve o convites aos grupos da cidade. Uma parcela representativa, interessou-se e participou das reuniões para definir o projeto. Como “piloto” do espaço à dança, às segundas, em setembro e outubro, haverá apresentações no Shopping.

PALCO – Ontem Simone Ponce explicou sobre a logística do projeto. Na Praça da Alimentação será instalado palco, medindo 8mx6m. Ela acrescentou que foi viabilizado “linóleo” para a performance dos bailarinos. As apresentações terão duração de quarenta minutos. Conforme a coordenadora de marketing, o projeto será “piloto” para possíveis sequências de iniciativas ligadas à arte. Egressa do meio artístico, ela salientou que o projeto, de forma lúdica, estará aproximando o espaço da comunidade. E observou que a oportunidade de assistir espetáculos, poderá contribuir para uma pausa no cotidiano movido pelos meios eletrônicos. Além disso, frisou que as apresentações poderão estimular novos talentos.

CONTRAPARTIDA – Representantes do grupos de dança, explanaram sobre as apresentações que estarão levando ao Shopping. E Daniel observou que, como contrapartida, o “linóleo” permanecerá disponível aos grupos, bem como o Shopping, ao fim do ano, poderá ser ponto de venda para ingressos dos espetáculos que, costumeiramente, encerram a temporada. Outra parceria, é que a administração do Shopping, estará colaborando com a impressão de panfletos e programas das apresentações.

Daniel Amaro realizará apresentação solo

Daniel Amaro realizará apresentação solo

Abertura será com dança afro

A Reminiscência dos Tambores do Corpo no Âmago dos Homens Ifá na crença do Maria, Marias. Espetáculo que será apresentado na abertura do “Segundas com dança”. No dia 3 às 19h30min, solo com o coreógrafo e bailarino pelotense Daniel Amaro.

 

ESPETÁCULO – Daniel divulga: “Com a proposta de agregar numa obra o retrospecto da Cia., buscou-se recorrer aos cinco espetáculos já montados ao longo de uma década. Narrando a trajetória do povo negro, o espetáculo aborda a retirada dos negros da África até a contemporaneidade brasileira. Remetendo ao cotidiano africano, o espetáculo agrega movimentos que evocam a dança, os ritmos e a religiosidade da cultura africana, demonstrando a mescla cultural existente entre a África e o Brasil, além da reconstrução da identidade baseada na crença e na fé. Assim, a obra descreve a tentativa de buscar a essência perdida de cada indivíduo, possibilitando a criação de novas formas de viver e de se expressar. E é quando relembramos de nossa história, do nosso ponto de partida, de nossas vivências no transcorrer do tempo, que enxergamos a importância de se preservar a essência de cada indivíduo na criação de novas formas de viver”.

TÉCNICA reúne João Cruz na iluminação, figurino de Ana Cláudia Santos, Kito Borges na contrarregra. Na edição de imagens, Marcelo Vergara, e na edição de áudio, Paulo Cesar Nogueira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções