Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Artesãos do Retrate recebem carteira profissional

23 julho
17:20 2014

Uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado – serviço de Reabilitação, Trabalho e Arte (Retrate), da Secretaria de Saúde (SMS), e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – oferece gratuitamente carteiras de artesãos aos usuários da saúde mental que participam das oficinas de artesanato do serviço. Na manhã desta quarta-feira (23/07/2014), 11 artesãos elaboraram suas peças na presença de funcionários da FGTAS, condição para a liberação da carteira.

Além de identidade profissional, a carteira identifica o profissional registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que passa a ter direito de contribuir para a Previdência Social e utilizar seus benefícios. Além disso, os artesãos com o documento podem emitir nota fiscal, têm isenção de ICMS, declaração de renda fornecida pelo Programa Gaúcho do Artesanato e acesso ao crédito.

11 profissionais tiveram as carteiras liberadas Foto: Vanderlei Porto

11 profissionais tiveram as carteiras liberadas
Foto: Vanderlei Porto

A servidora do Retrate Gracia Ennes diz que uma das metas do Retrate é encaminhar seus usuários para o mercado de trabalho, gerando renda. Com a carteira, os artesãos estarão aptos a participar de feiras e vender seus produtos em lojas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções