Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Assembleia Legislativa homenageia 50 anos da UFPel

21 junho
08:26 2019

Os 50 anos da Universidade Federal de Pelotas foram celebrados ontem durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa. A iniciativa partiu do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), que se formou em Direito pela UFPel em 1983.

REITOR Pedro Curi Hallal, prefeita Paula Mascarenhas e expressiva comitiva de Pelotas, acompanharam a homenagem proposta pelo deputado Luiz Henrique Viana Foto : Aline Mendes

REITOR Pedro Curi Hallal, prefeita Paula Mascarenhas e expressiva comitiva de Pelotas, acompanharam a homenagem proposta pelo deputado Luiz Henrique Viana
Foto : Aline Mendes

Diante de uma comitiva liderada pelo reitor Pedro Curi Hallal, Viana enalteceu o “patrimônio cultural e educacional” da universidade. Nas mais diversas áreas, o trabalho dos pesquisadores, professores, servidores e alunos da instituição se destaca a ponto de ser decisivo na definição e implantação de políticas públicas. “A UFPel devolve para a sociedade cada centavo investido pelos contribuintes. Melhor dizendo: devolve a mais para a sociedade o valor investido. Devolve com juros”, destacou o deputado, que também é pós-graduando em Gestão Pública pela universidade.

No Centro de Pesquisas Epidemiológicas, por exemplo, estudos são referências mundiais em saúde pública. Foi por um trabalho iniciado em 1982 que novos protocolos em saúde ganharam o mundo. As curvas de crescimento infantil, pensadas a partir de Pelotas, são utilizadas como padrão para medir o bom desenvolvimento de crianças em vários países, inclusive nos Estados Unidos.

Foi no mesmo Centro que se chegou a uma conclusão importantíssima para as novas gerações: a de que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida dos bebês. Por ser um dos principais mentores destas pesquisas, Cesar Victora é cientista brasileiro mais citado em artigos e está cotado para receber o prêmio Nobel de Medicina.

Os números da UFPel são impressionantes. Na graduação, há 92 cursos presenciais e quatro a distância, com mais de 17 mil alunos. Anualmente, entram na universidade quatro mil calouros. Entre os mais de 90 cursos de especialização, de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado, há mais três mil estudantes. Há em andamento mais de 1,3 mil projetos de pesquisa e outros 750 projetos de extensão que englobam aproximadamente 1,8 mil ações. São mais de 1,4 mil professores, 1,3 mil servidores técnico-administrativos e dezenas de servidores terceirizados.

A UFPel é importantíssima para a cidade de Pelotas, fazendo parte do sistema de saúde pública, com o Hospital Escola, na administração de unidades básicas de saúde e no oferecimentos de tratamentos especializados.

A universidade também é uma formadora de lideranças. O governador Eduardo Leite (PSDB) é egresso da Faculdade de Direito e a prefeita Paula Mascarenhas, do mesmo partido, cursou Letras, além de ser professora da instituição. Dos deputados da Zona Sul, quase todos, como Viana, têm alguma vinculação ou estudaram na UFPel. Fernando Marroni (PT) é servidor da universidade; Pedro Pereira (PSDB) fez Medicina, Luiz Marenco (PDT) vem do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), vinculado à universidade, e Zé Nunes (PT) se formou em Agronomia, cursou algumas cadeiras do Direito e morou na Casa do Estudante da UFPel.

 

Para o reitor Pedro Curi Hallal, a homenagem foi muito marcante: “É um reconhecimento do papel essencial que a universidade exerce para a cidade de Pelotas, para a região Sul, para todo o Estado e para todo o país.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções