Diário da Manhã

segunda, 17 de junho de 2019

Notícias

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL : 1º Congresso Mulheres Zona Sul reúne centenas de participantes

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL   : 1º Congresso Mulheres Zona Sul reúne centenas de participantes
25 março
08:25 2019

A prefeita Paula Mascarenhas foi uma das palestrantes do 1º Congresso Mulheres da Zona Sul, realizado sexta-feira, no Pelotas Parque Tecnológico. A gestora participou do primeiro painel da tarde e falou sobre iniciativa pública e desenvolvimento regional.

O painel foi mediado pela coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Câmara de Comércio de Rio Grande, Luciana Zanetti, e contou ainda com a participação da diretora-presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra.

Em sua fala, a prefeita destacou a importância da atuação no poder público para o crescimento econômico e estratégico da região, reforçando a necessidade de integração entre o setor privado e o público. Para a gestora, não há progresso real para um município se a região onde está inserido também não estiver crescendo. “Sem uma evolução harmônica e integrada, não há desenvolvimento”.

Durante a palestra, Paula falou sobre os desafios atuais da gestão pública, citando o orçamento engessado e a burocracia, dentre outros; abordou a importância do planejamento para o sucesso da administração; discutiu o poder da representatividade, lembrando que a região não elegia um deputado federal há quase 20 anos; comentou a necessidade de se discutir a questão da logística empresarial, salientando o movimento que luta pela duplicação da BR-116, entre outras pautas.

PALESTRANTES com Mauro Bom, presidente da Associação Comercial de Pelotas

PALESTRANTES com Mauro Bom, presidente da Associação Comercial de Pelotas

A chefe do Executivo municipal aproveitou para salientar a preocupação do Município com a segurança pública, frisando a necessidade das gestões públicas se envolverem no tema, apesar de esta ser uma competência do Governo do Estado.

“Os gestores não podem mais se furtar desse assunto. O prefeito tem mais acesso às forças policiais do seu município, então é mais fácil para ele reuni-las e planejar uma abordagem que atenda as reais necessidades da comunidade”, afirmou, recordando o Pacto Pelotas pela Paz, programa voltado à segurança pública e à prevenção, criado em agosto de 2017.

Paula ressaltou ainda a necessidade de um maior envolvimento da mulher na política. “Não adianta virar as costas e não querer se envolver. Se fizermos isso, damos espaço a quem não está preocupado com o interesse público e isso não pode ocorrer. A mulher precisa assumir seu lugar de direito no fazer político e na sociedade”.

O CONGRESSO

Promovido pela Associação Comercial de Pelotas (ACP), em parceria com o Pelotas Parque Tecnológico, o evento reuniu cerca de 220 mulheres empreendedoras de toda a região Sul. Também participaram do Congresso a empresária e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Rejane Iuppen, a presidente da Federasul, Simone Leite, e a diretora de Treinamento e Desenvolvimento no Grupo Lins Ferrão (Lojas Pompéia e Gang), Fernanda Ferrão.

“O empreendedorismo está em evidência e por isso é importante falar sobre os desafios das mulheres empreendedoras. Queremos lembrar que é possível ter sucesso nos negócios, seja no setor público ou no privado”, lembrou a diretora do núcleo de Mulheres Empresárias da ACP, Patricia Guimarães.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções