Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Ataques cibernéticos exigem cuidados redobrados com a contabilidade

Ataques cibernéticos exigem cuidados redobrados com a contabilidade
22 maio
15:05 2017

Evitar um ataque de vírus maléficos como o que, há poucos dias, atingiu empresas públicas e privadas em mais de 70 países, tem sido preocupação constante, mas, ainda assim, pode se repetir em maior ou menor escala, a qualquer momento. Por isso, “é preciso ser muito cuidadoso, em particular, em áreas sensíveis como a contabilidade, presente em todas as empresas”, alerta o contador Flávio Duarte Ribeiro Jr., coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Normalmente, os chamados ransomware invadem o servidor das empresas e criptografam arquivos, impedindo, assim, a sua leitura. “Em alguns casos, o objetivo é solicitar um resgate para o fornecimento de uma senha que permita a decodificação dos artigos”, explica Ribeiro Jr.. Em outros, o objetivo pode ser ocasionar danos ao sistema operacional do servidor, e esses riscos crescem na medida em que, por um lado, avançam os benefícios das novas tecnologias, como IoT (internet das coisas), Big Data, Mobilidade, Cloud, e o cruzamento de dados entre diferentes níveis e serviços, em especial, hoje, quando quase tudo em uma empresa está conectado à internet.

A preservação de dados valiosos, como as informações contábeis, pode começar mantendo-se atualizados o sistema operacional, um backup de todos os arquivos e um backup em nuvem. Mas, como a entrada dos vírus pode acontecer por diversos caminhos, até mesmo por intermédio de um telefone celular, o treinamento da equipe de colaboradores da empresa torna-se tão importante quanto lançar mão dos recursos tecnológicos de prevenção. “Em tempos de constantes ameaças cibernéticas, somente cuidados redobrados podem evitar complexos processos de recuperação de dados”,salienta o contador.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções