Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Até o momento Pelotas está livre da dengue

28 janeiro
18:03 2014

No último sábado, dia 25/01/2014, a Secretaria de Saúde (SMS) concluiu o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, no município de Pelotas. Em sete dias, uma equipe de 120 pessoas visitou 6.002 imóveis, de todos os bairros, recolheu 161 tubitos (frascos com amostras de água e larvas) e o resultado final foi “zero” para o “Total de formas imaturas positivas do Aedes”. “Este resultado é muito positivo. Sinal de que o trabalho de rotina dos agentes de endemia está funcionando”, celebrou a superintendente interina de Vigilância em Saúde Maria Regina Reis Gomes.

Cerca de 120 agentes atuaram nas visitas a mais de 6 mil imóveis do Município.

Cerca de 120 agentes atuaram nas visitas a mais de 6 mil imóveis do Município.

Os números finais do LIRAa foram apresentados aos representantes do Comitê Intersetorial, na tarde desta terça-feira (28/01/2014), no auditório do Cerest Macrosul.  A superintendente explicou que este é o terceiro LIRAa realizado e que dá negativo desde que Pelotas recebeu o status de ‘município infestado’, em março do ano passado. É necessário um quarto Levantamento que também dê negativo para o Aedes para que Pelotas deixe oficialmente esta condição, junto ao Ministério da Saúde (MS).

O LIRAa é feito por amostragem. O município é dividido em estratos, que devem ter de 8.500 a 12 mil imóveis cada – Pelotas foi “dividida” em 13 estratos – e são visitados 20% dos imóveis, sorteados aleatoriamente por um programa de computador. “Com o mutirão que fizemos no último sábado, superamos a meta, que era visitar 5.580 imóveis”, explicou a secretária Arita Bergmann.

Participaram do Levantamento 120 servidores municipais, entre agentes endêmicos, agentes comunitários de saúde (ACSs), agentes do programa Primeira Infância Melhor (PIM), funcionários que atuam na eliminação do mosquito Cúlex e motoristas.

Arita chamou a atenção dos presentes para o fato de que 45 dos 161 tubitos coletados – parcela que representava a maioria, por categoria – se referia a piscinas. Um indicador de que muitas pessoas não estão tratando com cloro a água de suas piscinas. “Se a água tivesse cloro, não haveria larvas”, destacou. Em segundo lugar, com 43 tubitos, ficou a categoria dos regadores, latas e frascos com água depositada.

Maria Regina recordou que, apesar de o resultado do LIRAa ter sido negativo para o Aedes, este mosquito está desenvolvendo sua capacidade de adaptação a diferentes temperaturas e à água que não é tão limpa, o que aumenta as possibilidades de proliferação.

Capacitação – A SMS convida os agentes comunitários de saúde (ACSs) a participarem da capacitação que será realizada no dia 6 de fevereiro, no miniauditório 2 do IFSul, com presença da direção estadual da Vigilância Ambiental. Pela manhã serão apresentados o Plano de Contingência da Dengue 2013/2014, com as estratégias traçadas para o enfrentamento à doença no Município, e os resultados do LIRAa. A tarde será dedicada a reforçar informações sobre a atuação dos ACSs nas ações de combate à dengue e ao esclarecimento de dúvidas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções