Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Atenção com as crianças na água deve ser permanente

Atenção com as crianças na água deve ser permanente
21 fevereiro
10:35 2020

Medidas preventivas com crianças e adolescentes nunca são demais

As altas temperaturas fazem com que milhares de pessoas desloquem-se ao litoral ou busquem piscinas para aplacar o calor. Porém, aproveitar as férias não significa redução da vigilância por parte dos pais, quando o assunto é água. O alerta do diretor científico e diretor do Programa de Reanimação Neonatal, Sociedade de Pediatria do RS, Marcelo Pavese Porto, é que o afogamento só ocorre quando há uma falha de vigilância.

– A primeira coisa a fazer é ter o cercamento da piscina por menores que sejam. A cerca tem que ter uma altura suficiente para as crianças não passarem por cima e um portão que seja fechado com chave. Em relação à natação, sou francamente favorável como estímulo ao esporte. Por outro lado, convém lembrar que isso não vale como medida de segurança. É importante lembrar que uma criança de 4 ou 5 anos, por exemplo, solta dentro d´água não tem ainda o desenvolvimento neuropsicomotor para sair de uma situação de risco. Por isso não dá para relaxar nunca – alerta.

A orientação é que a distância entre o adulto e uma criança a ser mantida dentro d´água não ultrapasse o equivalente um braço de distância. Esse zelo, vai permitir que o adulto pegue a criança se ela afundar rapidamente. No caso das piscinas pequenas infantis, a guarda também deve ser mantida.

– Reforçamos sempre que a criança precisa usar boias. Se a criança não quer, não tem negociação. Segurança não se negocia. Além disso, o acessório precisa ser adequado ao peso da criança. Há alternativas de coletes e com apoio atrás da cabeça. Esse cuidado é importante porque em alguns casos o acessório projeta a criança de cabeça para baixo – completa.

No caso do mar, a atenção deve ser máxima. Mesmo crianças maiores e adolescentes não devem ser deixados sozinhos e estarem bem instruídos. Outro lembrete do médico, é o cuidado com as atividades muito agitadas na água, pois há risco de batidas em pedras e bancos de areia que podem trazer sérias lesões na coluna cervical. Além disso, jamais adultos e crianças devem entrar em águas onde não há guarda-vidas ou que desconhecem a profundidade. Por fim, é importante lembrar que o risco existe o ano inteiro e não apenas no verão. O cuidado com as crianças na água deve ser permanente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções