Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Atitude Cidadã: Pelotenses concorrem ao Prêmio Betinho

15 outubro
16:47 2013

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – Coep e a Rede Mobilizadores acabam de lançar a 6ª edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. O período de votação para escolha das 23 pessoas que serão homenageadas começou em 16 de setembro. Nesta 6ª edição, 66 participantes concorrem ao prêmio que irá valorizar a atuação dos (as) catadores (as) de materiais recicláveis e reutilizáveis e fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.

“O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.

A votação é simples, feita pela internet, no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho. Ao votar, cada internauta terá a oportunidade de manifestar apoio à causa dos (as) catadores (as) e ressaltar a urgência da promoção de políticas públicas para a inclusão social desses trabalhadores, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

A indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede Coep e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato.

 

Ana Maria Soares da Silva

Ana Maria Soares da SilvaAna Maria é uma mulher de muitas histórias: professora aposentada, pedagoga, teóloga. Há mais de 50 anos lidera o Grupo Cidadania e Vida e luta pelo empoderamento dos envolvidos, que são os protagonistas de suas conquistas. Vencendo os preconceitos e a pobreza, conquistou no magistério e na pedagogia valores que a levaram a trabalhar na rua, ou seja, com os mais pobres e necessitados. Foi a primeira idealizadora da organização de catadores e catadoras no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Acompanhou a criação do primeiro galpão de reciclagem do município, e com tristeza, viu seu fechamento com a troca do governo municipal. Mas, a semente do cooperativismo foi plantada e a luta pela igualdade social persevera até hoje. Em 2001, defendeu a tese de mestrado onde já falava na preservação do meio ambiente, inclusão produtiva, multimistura e movimentos sociais.

Hoje, o grupo tem 17 famílias que participam de oficinas de economia popular solidária, produção de sabão (com óleo de cozinha) e sabonetes (com ervas medicinais), num trabalho que tem na reciclagem e na reutilização, a geração de renda. Ana Maria caminha em seu cotidiano ao lado das mulheres do Grupo Cidadania e Vida, sofre e alegra-se com elas, vive os problemas do crack, da falta de moradia e oportunidades de trabalho. Tira da bolsa o que for necessário para ajudar ou defender o grupo. Representa o início dos movimentos sociais, tem ideias e opiniões fortes e diz: “O que não admito é uns terem tanto e outros quase nada.

Claudemir Souza Carvalho

Claudemir Souza CarvalhoDesde os seis anos de idade, Claudemir, mais conhecido como ‘Doca’, trabalha como catador de materiais recicláveis. Na época, ele conta que do lixo vinham apenas osso, vidro, ferro e latas. Atualmente, aos 44 anos e uma vida dedicada a este trabalho, a coleta de materiais ficou mais difundida e a reciclagem é um trabalho rentável, que lhe rende o sustento de sua família e também o reconhecimento na região onde mora, no Jardim Europa, área central de Pelotas, e na região em que atua, na Feira da Fraternidade.

Conhecido por todos como um especialista na área de reciclagem, ele inclusive prestou consultoria ao Sesc/ Senat, como serviço comunitário, angariando credibilidade. Claudemir utiliza veículos próprios para a coleta do material e o depósito fica na própria casa, antes de ter a correta destinação. Participar de uma cooperativa, ainda não está nos seus planos.

Elaine Grutzmann

Elaine Grutzmann

Elaine Grutzmann

Elaine Grutzmann representa a força e a organização da  Cooafra (Cooperativa de Agentes Ambientais do Fraget) . Começou o trabalho da reciclagem na Associação Fraget e com o passar do tempo, seu interesse com catadores e recicladores foi aumentado. No Bairro Fragata, em Pelotas, onde mora, Dona Elaine hoje é referência na área para proferir palestras e orientação às novas cooperativas de reciclagem que surgem no município.

Participa de ações ambientais nas escolas, nas reuniões de condomínios dos prédios vizinhos, ensinando a melhor forma de jogar ou acondicionar o lixo, quais os resíduos que possuem maior aproveitamento e, consequentemente, os que garantem mais renda . Atualmente, como tesoureira da Cooafra (Cooperativa de Agentes Ambientais do Fraget), ela se considera feliz com os resultados alcançados junto à comunidade e com o crescimento da cooperativa. Fortaleceu a cooperativa com o apoio das assistentes sociais da região que buscavam na Associação Fraget referência para o trabalho de inclusão social. Seu maior orgulho é ver o crescimento e a consolidação da Cooafra, incentivando a preservação do meio ambiente e também a geração de renda.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções