Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim mobiliza a população

18 março
15:04 2014
360 pessoas foram atendidas (Foto Wilson Lima)

360 pessoas foram atendidas (Foto Wilson Lima)

Mais de 360 pessoas foram atendidas neste sábado (15) na atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim, promovida pelos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pertencentes à Liga Acadêmica de Nefrologia (LANE), e profissionais da área da Saúde do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A atividade iniciou às 10h, no Calçadão da rua Andrade Neves, centro de Pelotas, e estendeu-se até o final da tarde.

De acordo com a vice-presidente da LANE, Joana Noschang, do 5° ano de Medicina, foram registrados mais de 200 exames de urina, realizados com os participantes que passaram pela triagem e possuíam algum fator de risco, como pressão alta, diabetes, hipertensão, histórico de doença renal na família ou estavam acima do peso. As pessoas que apresentaram sangue na urina foram encaminhadas ao Ambulatório de Nefrologia do HUSFP, para avaliação, sendo registrados mais de 90 encaminhamentos.

Atividade é realizada por acadêmicos de Medicina e profissionais do HUSFP (Foto Wilson Lima)

Atividade é realizada por acadêmicos de Medicina e profissionais do HUSFP (Foto Wilson Lima)

A atividade também mobilizou os participantes quanto a algumas medidas a serem tomadas para a prevenção de doenças renais. Entre elas estão o controle da pressão arterial e do açúcar no sangue, a prática de atividades físicas, uma dieta equilibrada, o consumo regular de água, não fumar e não usar remédios sem orientação médica.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções