Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Atividade leiteira é discutida pela comunidade científica e setor produtivo

Atividade leiteira é discutida pela comunidade científica e setor produtivo
20 novembro
06:49 2013

Reunião Técnica mostra importância econômica e social para Região Sul

O planejamento para realização da Reunião Técnica do Leite 2013, nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21/11, promovida pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e cooperativas Santa Clara e Cosulati, baseou-se na importância econômica e social da cadeia produtiva no país e na região Sul. De 2000 a 2010, segundo dados do IBGE, a produção de leite cresceu 55,89%. Nesse mesmo período, a Região Sul quase dobrou a produção, aumentando 96,12% no volume de leite produzido, representando mais de 30% do leite nacional.

Segundo a pesquisadora responsável pelo evento, Maira Zanela, aliado ao aumento da produção no Estado, os investimentos das indústrias lácteas têm impulsionado o setor.  “O potencial de captação de leite no RS é de cerca de 15 milhões de L/dia. Dados do Sindilat/RS, indicam que a ociosidade dos laticínios em 2012 ficou na faixa de 40%, o que demonstra o potencial industrial já instalado para crescimento do setor”, revela.

Com o objetivo de fortalecer a atividade leiteira na região Sul e no RS, a Reunião Técnica quer envolver  técnicos, extensionistas, pesquisadores, produtores e representantes de instituições, que atuam na cadeia produtiva do leite, para alicerçar um fórum permanente de discussão entre a comunidade científica e o setor produtivo do leite, aproveitando para acolher as demandas do setor produtivo, integrar instituições e profissionais e embasar o estabelecimento das futuras ações de PD&I para a atividade leiteira da Região.

Importância Social

A atividade leiteira é desenvolvida em 93% dos municípios gaúchos, envolvendo mais de 700 mil pessoas e cerca de 85 mil produtores, caracterizando-se em uma importante geradora de riqueza e renda no meio rural. Neste Estado, a pecuária leiteira é predominantemente familiar, onde cerca de 70% dos agricultores são pequenos produtores. Dessa forma, destaca-se a importância social do leite na fixação do homem no campo e a consequente redução do êxodo rural.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções