Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Atividades físicas e mentais para memorização são abordadas em palestra

29 agosto
17:57 2014
A palestra Queixas de Memória e Estratégias de Memorização foi ministrada pela professora do curso de Medicina da UCPel e coordenadora do Ambulatório Multidisciplinar de Saúde do Idoso, Isabel Lorenzet

A palestra Queixas de Memória e Estratégias de Memorização foi ministrada pela professora do curso de Medicina da UCPel e coordenadora do Ambulatório Multidisciplinar de Saúde do Idoso, Isabel Lorenzet

A falta de memória, problema comum que atinge a população principalmente na terceira idade, foi abordada no Ciclo de Palestras Conversando com a Terceira Idade, promovido pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). A palestra Queixas de Memória e Estratégias de Memorização foi ministrada pela professora do curso de Medicina da UCPel e coordenadora do Ambulatório Multidisciplinar de Saúde do Idoso, Isabel Lorenzet.

A professora, que também é especialista em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), abordou o envelhecimento populacional no Brasil e no mundo, tipos de esquecimento – benigno e patológico –, como diferenciar o que é normal e o que não é no envelhecimento e como melhorar a memória através de algumas estratégias e técnicas de memorização. Além disso, falou sobre fatores de risco, prevenção e tratamento da doença de Alzheimer, uma doença degenerativa, mais comum após os 65 anos de idade que se caracteriza pela perda progressiva de células neurais, que provoca o esquecimento.

Para melhorar a memória, a professora indica sempre se manter em movimento, tanto físico como mental. “Não existe uma ‘fórmula mágica’ para melhorar a memória. O que existe é, dependendo da dificuldade da pessoa, técnicas para lembrar-se de nomes, números ou locais de objetos. Não há nada que aumente a memória, mas ela pode melhorar em alguns aspectos em particular”, explica. De acordo com ela, é necessário estimular o cérebro, através da alimentação saudável, atividades físicas, atividades intelectuais e socialização com a comunidade e amigos.

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras Conversando com a Terceira Idade promove encontros mensais com profissionais de diversas áreas propiciando um conhecimento multidisciplinar. Todos os profissionais – assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, geriatras – são convidados a bordar temáticas direcionadas para o público de meia e terceira idade.

De acordo com a assistente social do CETRES, Else Elizabeth Madruga, o objetivo é propiciar conhecimento e troca de experiências para que as pessoas possam ter um envelhecimento mais saudável. “Buscamos uma melhor qualidade de vida, enfocando diferentes fases do envelhecimento e situações que ofereçam melhor viver”, explica.

Apesar de tratar assuntos direcionados à Terceira Idade, as palestras são abertas à comunidade e aos universitários interessados. Os encontros são realizados na última quarta-feira de cada mês, às 15h, no Prédio Santa Margarida da UCPel – sala 100 K –, com entrada pela rua Dom Pedro II.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções