Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

ATUAÇÃO EXUBERANTE : Brasil derruba o último invicto

21 junho
08:20 2017

Com ótimo futebol, o time xavante derrota o Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, e entra na briga por vaga no G-4

Com uma atuação exuberante, o Brasil derrubou o último invicto do Campeonato Brasileiro da Série B. Com equilíbrio tático e qualidade coletiva, o time xavante derrotou o Juventude por 2 a 1, nesta terça-feira, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Com 14 pontos em nove partidas, o Rubro-Negro entra na briga por vaga na luta por vaga no G-4.

Rafinha, em linda jogada, marcou o gol que abriria espaço para a queda do líder Juventude em sua casa

Rafinha, em linda jogada, marcou o gol que abriria espaço para a queda do líder Juventude em sua casa

A surpresa da noite ocorreu quando foi anunciada a escalação do Brasil. Leandro Leite pela primeira vez, desde que chegou ao clube em 2012, estava na lista de reservas. Itaqui foi mantido na equipe como consequência da grande atuação na partida anterior – vitória de 3 a 0 diante do Vila Nova, no Bento Freitas. Rafinha estava também entre os titulares, entrando na vaga de Elias, lesionado.

Depois da iniciativa do Juventude nos primeiros minutos do jogo, o Brasil ajustou a marcação e passou a controlar a partida. Aos 16 minutos, o primeiro ataque: Bruno Lopes disparou pela direita, mas tentou a finalização a gol e chutou fraco. Matheus fez a defesa. Em seguida, o goleiro do Juventude errou na saída de bola e Bruno Lopes teve mais uma chance. Não acertou de novo a conclusão da jogada. A bola foi para fora.

O que faltou para Bruno Lopes, sobrou para Rafinha: competência na finalização. Aos 29 minutos, o meia dominou pelo lado esquerdo e chutou de fora da área. A bola baixa passou fora do alcance de Matheus. Na sequência, o Brasil controlou o Juventude, com equilíbrio defensivo. O time da casa não conseguiu nenhuma finalização ao gol defendido por Martini no restante do primeiro tempo.

Wagner faz jogada na frente dos marcadores: meia ganhou os quatro jogos que fez neste ano contra o Juventude Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Wagner faz jogada na frente dos marcadores: meia ganhou os quatro jogos que fez neste ano contra o Juventude
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

SEGUNDO TEMPO – A etapa final começou com o mesmo cenário. O Juventude tentava o ataque, mas o Brasil era seguro na defesa e saia em velocidade para o setor ofensivo. Um lance na área do time caxiense colocou frente a frente Wagner e Ruan Renato. Os dois dividiram a jogada e ficou a dúvida de pênalti no meia do Xavante. Em seguida, aos 13, Ramón empatou, pegando o rebote de uma defesa parcial de Martini em chute Caprini. Antes de cruzar a linha, Evaldo ainda tocou na bola.

Embora o Juventude tenha crescido na partida, o Brasil continuou jogando bem. Rafinha exigiu uma grande defesa de Matheus numa cobrança de falta. No escanteio, Leandro Camilo subiu alto e cabeceou, recolocando o time xavante em vantagem. Os minutos finais foram de resistência defensiva para segurar a vantagem. E não deu chance para o time sensação até então na Série B.

Que mudança!

 Uma semana depois de o Brasil levar 4 a 0 do Luverdense e sinalizar com a proximidade de uma crise de insegurança, as entrevistas pós-jogo no Alfredo Jaconi ressaltavam um novo momento. São duas vitórias seguidas, contra duas equipes (Vila Nova e Juventude) que estão entre os primeiros colocados da competição. Assim, o Xavante saiu de perto da zona de rebaixamento para encostar no G-4.

“Os jogadores estão de parabéns. Fizeram o que é básico no futebol: marcaram e jogaram”, destacou o técnico Rogério Zimmermann, após a vitória de 2 a 1. O treinador minimizou a importância de ter deixado pela primeira vez Leandro Leite no banco de reservas. “Para nós tirar e colocar jogadores no time é perfeitamente normal”, comentou. O volante entrou em campo no intervalo, porque João Afonso levou uma batida na cabeça.

SÁBADO – O Brasil volta a jogar no sábado, às 16h30, diante do Internacional, com a possibilidade de ingressar no G-4 em caso de uma vitória. O bom momento do time deve levar um grande público ao Bento Freitas – até porque é o encontro com o time do clube grande da competição. “É casa cheia. Espero 10 mil torcedores”, disse o presidente Ricardo Fonseca.

JUVENTUDE

Matheus Cavichiolli; Vinícius, Domingues, Juan Renato e Bruno Collaço; Diego Felipe (Bruninho), Fahel (João Paulo); Wallacer, Juninho (Caprini) e Ramón; Tiago Mendes. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

BRASIL

Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Evaldo e Marlon (Breno); João Afonso (Leandro Leite), Itaqui, Bruno Lopes (Marcinho), Wagner e Rafinha; Lincom. Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)

Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Gabriel Conti Viana (RJ)

Cartões amarelos: Fahel, Wanderson e Wallacer (J); Marlon, Evaldo e Wagner (B)

Gols: Rafinha (29min do primeiro tempo); Ramón (13min) e Leandro Camilo (13min do segundo tempo)

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções