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sexta, 19 de abril de 2024

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Audiência Pública discute a mudança de horário de atendimento nos bancos

Audiência Pública discute a mudança de horário de atendimento nos bancos
23 abril
14:32 2014

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Pelotas um projeto de lei que altera o horário de atendimento bancário na cidade. Pelo projeto, os bancos abrirão as portas às 10h e fecharão às 15h, padronizando o horário com os demais municípios da região, já que Pelotas é a única cidade que mantêm o horário de funcionamento das 11h às 16h. O assunto será debatido em audiência pública na Câmara nesta quinta-feira, a partir das 19h, em proposição do vereador Ivan Duarte (PT), autor do projeto. 

Assunto será discutido nesta quinta, na câmara municipal

Assunto será discutido nesta quinta, na Câmara Municipal

“Para a maioria da população que não possui conta em banco, esperar até às 11h para poder entrar numa agência e realizar uma transação, é um enorme transtorno, pois perde-se praticamente toda a hora do almoço nas filas de espera para atendimento”, diz o diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas, Roger Peres.

O Sindicato dos Bancários, que ouviu a categoria bancária no ano passado sobre o tema e verificou que 85% aprova o novo horário, está distribuindo uma Carta Aberta à População explicando os motivos da mudança. A legislação diz que o município é o responsável pela definição do horário bancário e que as agencias devem atender durante um período mínimo diário de cinco horas.

Na carta, o Sindicato aponta que o atual horário acaba penalizando mais os clientes não correntistas, entre estes os aposentados, que só em Pelotas somam cerca de 85 mil, entre INSS, PREVIPEL e IPE. A grande maioria dos clientes que possuem conta utiliza os meios eletrônicos, como auto-atendimento, internet, bankfone, celular e correspondentes bancários, enquanto que o usuário, que não possui conta, precisa ficar desde cedo até as 11h para entrar no banco. Segundo a Febraban, 80% dos correntistas utilizam algum tipo de atendimento eletrônico.

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