Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Aumenta movimentação no sistema portuário público gaúcho

Aumenta movimentação no sistema portuário público gaúcho
21 setembro
08:41 2020

Entre janeiro e agosto, os portos públicos administrados pela Superintendência dos Portos do RS (Portos RS) – Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas – apresentaram aumento de 3,44% na movimentação de cargas, em comparação com o mesmo período de 2019. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (17/9). Em Rio Grande, em particular, o incremento foi de 4,35%. No total, houve movimento de mais de 28,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas.

Em Rio Grande, verificou-se uma diferença positiva de mais de 1.155.561 toneladas, mesmo durante a pandemia. De janeiro a agosto passaram pelo porto mais de 27,6 milhões de toneladas de todas as cargas, sendo mais de 17 milhões para exportação. Desse total, mais de 51% foram em embarque de soja em grão. O incremento desse produto relativo ao mesmo período de 2019 foi de mais de 16%.

O principal destino das exportações continua sendo a China, com mais de 57% de share. Outro destaque positivo do período refere-se ao aumento de mais de 68% de exportação de arroz.

No Porto de Pelotas, entre janeiro e agosto houve um decréscimo de 0,98%. Entre os itens movimentados destaca-se um incremento na movimentação de toras de madeira em 4,78%. O resultado final ultrapassa 666 mil toneladas.

O Porto de Porto Alegre segue com restrições de calado do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos, que passa por uma dragagem. Ainda sim, movimentou 585,5 mil toneladas.

Os dados dos terminais privados relativos ao mês de agosto serão divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em outubro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções