Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Auxiliar de dentista precisa de qualificação

Auxiliar de dentista precisa de qualificação
24 fevereiro
14:28 2017

Alteração na legislação faz com que profissionais precisem se adequar

Renato Vilela e Gilson dos Anjos, da ABO-Pelotas explicam as exigências de formação para Auxiliares

Renato Vilela e Gilson dos Anjos, da ABO-Pelotas explicam as exigências de formação para Auxiliares

Entrar num consultório odontológico, ser atendido pelo dentista e, ao lado, ver a secretária – ou telefonista – auxiliando o profissional é coisa do passado. A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) foi regulamentada em 2008, através da Lei Federal 11.889.

Quase uma década depois, não se pode dizer que é uma profissão nova, porém ainda é comum ver cenas como aquela descrita. “Houve um tempo de transição em que bastava comprovar dois anos de experiência em consultório para o profissional estar habilitado”, diz Gilson José Enericoni dos Anjos, presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Pelotas.

A ABO-Regional Pelotas está promovendo um curso para formação dos profissionais auxiliares de saúde bucal. As aulas iniciarão no próximo dia 07 de março e vão até 21 de dezembro, com um total de 300 horas/aula, sendo 200 horas em sala de aula e mais 100 horas de estágio e projetos extras.

O QUE FAZ UM ASB?

O profissional fica habilitado a auxiliar na instrumentação de procedimentos cirúrgicos, realiza atividades de higiene bucal, prepara modelos em gesso e participa de programas de saúde bucal.

“A categoria está mobilizada para qualificar seus auxiliares e o curso oferecido será um diferencial para quem deseja se tornar um ASB”, destaca Renato Vilela, diretor da ABO. Ele destaca que o curso terá certificado com validade para concursos públicos, inclusive o lançado pela Prefeitura de Pelotas.

“Hoje não existe mais aquela condição de exercício da tarefa de Auxiliar por experiência. O dentista deve preparar seus ASB, uma vez que a exigência será mais rigorosa a partir deste ano”, observa o presidente da regional da ABO, Gilson do Anjos.

Serão oferecidas 15 vagas para o curso e haverá possibilidade de novas turmas, conforme a demanda. As aulas serão ministradas por profissionais registrados na ABO, às terças e quintas. A Regional Pelotas da ABO abrange os municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Morro Redondo, Herval, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Os interessados podem obter informações pelos telefones (48) 98821.0440 (whats), (53) 98125.5509 e também na sede da ABO-Pelotas, XV de Novembro nº 773 – Fone: 3305.5242.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções