Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

AVANTE : Do São Paulo, Danilo Gomes chega para somar ao ataque do Brasil

14 agosto
09:22 2020

No Tricolor paulista desde os 14 anos, jogador vem por empréstimo e fica no Xavante durante toda a Série B

Por: Henrique König

Foram dois jogos na Série B e por enquanto um gol marcado. Zagueiro Lázaro, de cabeça. No Gauchão, como o Novo Hamburgo marcou três vezes contra o Grêmio na semifinal do turno, o Brasil ficou com o pior ataque do Estadual. Está nítido que a produção e a finalização precisam melhorar no Bento Freitas. O técnico Hemerson Maria recebe o jovem Danilo Gomes por empréstimo do São Paulo. O atacante vai tentar espaço em um setor cada vez mais concorrido.

Novo atacante rubro-negro ganhou muitos títulos com a base do São Paulo Foto: Divulgação / SPFC

Novo atacante rubro-negro ganhou muitos títulos com a base do São Paulo
Foto: Divulgação / SPFC

Natural do Tocantins, Danilo Gomes sempre se destacou nas categorias de base. Aos 12, tinha passado em teste no Santos, mas não perdurou no litoral paulista, por não ter idade ainda para o alojamento do clube. Insistente, passou no Brasilis de Águas de Lindoia e foi encaminhado para o São Paulo. Sempre aprovado nos concorridos testes. Na base do São Paulo, conquistou importantes títulos: Copa do Brasil Votorantim, Campeonato Paulista sub-15 e sub-17, Taça BH, Copa do Brasil sub-20, Brasileiro de Aspirantes e Copa São Paulo de Juniores.

No Tricolor do Morumbi desde os 14, hoje Danilo Gomes soma 20 anos. Nestes seis anos, enquanto a base teve vitórias, os profissionais do São Paulo passam em branco. O clube não conquista títulos e a torcida pressiona uma das maiores agremiações brasileiras. Não é um cenário favorável para se profissionalizar. Em acordo com o técnico Fernando Diniz, Danilo vem para o Xavante, onde vai trabalhar com Hemerson Maria, especialista em categorias de base, com mais de 10 anos de trabalho entre os jovens de Figueirense e Avaí.

Por empréstimo, Danilo fica até o final da Série B, extraordinariamente estendida até 2021, por conta da pandemia.

Seus companheiros de ataque não têm balançado as redes, mas a concorrência é forte no setor. Jarro, o rapaz de Pedro Osório, com passagens no futebol uruguaio,

no Pelotas e no Goianiense, e Gabriel Poveda, formado no Athletico Paranaense, disputavam a posição de atacante de lado no Estadual. Luiz Henrique tem sido uma grande surpresa. Jogador da base xavante, ganhou experiência no Internacional e retornou aos 19 anos. Entrou bem nas duas partidas da Série B, contra Cuiabá e Ponte Preta.

Na condição de centroavante, Wesley Pacheco era o titular no Estadual, mas, pouco abastecido e sem ter como resolver sozinho, perdeu espaço. Dellatorre, outro com passagem por Internacional e Paranaense, tem começado as partidas, mas ainda sem colocar na rede. O jovem Cristian, grande promessa surgida em 2019, quando fez dois gols em dois jogos na B, está mais escondido no elenco, mas sempre pode surpreender. Ainda tem Nathan, o Cachorrão, correndo por fora.

Em entrevista coletiva, o técnico Hemerson Maria lembrou seus tempos de treinador de base no Figueirense. Atletas com status mundial e de seleção brasileira, como Filipe Luís, lateral hoje do Flamengo, e Roberto Firmino, atacante do Liverpool e titular com Tite com a camisa amarela, passaram por Hemerson. Incentivo a mais para os jovens mostrarem serviço. Com histórias de vida distintas, seja no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Uruguai, de Tocantins para São Paulo, todos querem alavancar a carreira e fazer a bola encontrar as redes no Bento Freitas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções