Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

AZONASUL : Prefeitos discutem resolução que proíbe parto em pequenas cidades

17 abril
09:10 2017

Prefeitos da Associação dos Municípios da Zona SUl (Azonasul) mostraram-se preocupados com a tramitação de uma resolução do governo do Estado que visa proibir que hospitais de pequenas e médias cidades possam realizar partos.

A pauta foi discutida durante a realização do projeto de interiorização da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Pelotas, reunindo 19 prefeitos da região.

DETERMINAÇÃO pode afetar mais de 100 municípios gaúchos

DETERMINAÇÃO pode afetar mais de 100 municípios gaúchos

Ao demonstrar sua posição contrária à proposta, o presidente da Federação, Luciano Pinto, adiantou que resolução do Piratini prevê que as estruturas que realizam menos de 365 partos por ano terão que deixar de prestar o serviço, o qual será absorvido por grandes hospitais da região.

Se for aprovada, a medida entrará em vigor imediatamente. A determinação pode afetar mais de 100 municípios gaúchos que possuem pronto-atendimentos e hospitais de pequeno e médio porte que realizam esse serviço. Conforme o presidente da Azonasul, Favio Telis, prefeito de Jaguarão, ainda não se sabe o impacto entre os 23 municípios mas a medida poderá acarretar prejuízos econômicos e sociais afetando pacientes e prefeituras.  Telis teme as consequências negativas do projeto, como risco para gestantes durante o transporte, o aumento da ambulancioterapia (transporte de pacientes para municípios maiores), a elevação dos gastos das prefeituras com diárias e prejuízo na relação entre paciente e médico. “ Ainda é necessário que se discuta como será feita essa regionalizaç&atil de;o dos partos. Por outro lado, não se pode obrigar àquelas localidades que não contem com estruturas adequadas a arcarem com o procedimento”, disse. O tema será discutido, no dia 17 de abril, em encontro estadual de prefeitos, em Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções