Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Bafômetro do curso de eletrônica é premiado na Febrace 2014

24 março
15:52 2014

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – câmpus Pelotas foi um dos finalistas premiados na 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada de 18 a 20 de março, em São Paulo (SP). No evento promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o projeto “Bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos”, desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em eletrônica Augusto Silva, Felipe Pinz e Jarbas Carriconde, conquistou o prêmio de excelência em iniciação científica concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e uma vaga para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), marcada para setembro, em Recife (PE).

Os estudantes Augusto Silva, Felipe Pinz e Jarbas Carriconde, tiveram seu bafômetro premiado

Os estudantes Augusto Silva, Felipe Pinz e Jarbas Carriconde, tiveram seu projeto premiado
Foto: Ronaldo Ostermann

A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira, 21 de março. O projeto do câmpus Pelotas chegou à Febrace como um dos mais cotados na categoria Engenharia Eletrônica. Conforme os professores Rafael Galli e Igor da Rocha Barros, orientador e coorientador, respectivamente, um dos pontos fortes do bafômetro que controla a ignição de veículos automotivos é o impacto que o equipamento poderá ter na redução do número de acidentes de trânsito ocasionados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Os professores ressaltam que o projeto surgiu de um problema real. Os pais de dois dos três alunos do grupo, que trabalham no transporte de cargas, sempre mostraram preocupação com o alto índice de acidentes ocasionados pela ingestão de álcool. Foi a partir daí que o trio começou a pensar um dispositivo eletrônico para controlar o sistema de ignição de caminhões, acoplado a um bafômetro tradicional.

“Os estudantes lançaram a ideia e foram para o laboratório encarar o desafio. O resultado final não poderia ter sido melhor. Mostramos que com empenho e conhecimento é possível aliar, com sucesso, ensino, pesquisa e extensão”, avalia Galli, que fez questão de destacar o trabalho que é realizado no Laboratório 14 do curso técnico em eletrônica.

“Praticamente todos os projetos desenvolvidos no Laboratório 14 são reconhecidos nas mais importantes feiras de ciências do país. E isso é uma prova de que a filosofia de trabalho implantada há oito anos vem dando resultado e ajudando a ratificar a posição de destaque do IFSul no cenário nacional”, observa.

Para a 10ª Fenecit, que acontece entre os dias 16 e 20 de setembro, em Recife (PE), o badalado bafômetro deve apresentar novidades. Trata-se de um sistema de reconhecimento facial criado para evitar que um condutor aprovado no teste possa passar a direção a outro, com índice de álcool no sangue acima do permitido pela lei.

“Daqui até a Fenecit serão pouco mais de cinco meses de muito trabalho. Já estamos conseguindo registrar a imagem no sistema, mas precisamos avançar, inclusive para utilização via celular, através de em um sistema operacional móvel (Android)”, comenta o professor e coorientador Igor da Rocha Barros.

O bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos surpreendeu durante a Febrace  Foto: Alexandre Abreu

O bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos surpreendeu durante a Febrace
Foto: Alexandre Abreu

O projeto – O condutor do veículo é submetido a um teste para verificar a quantidade de álcool no sangue toda vez que for necessário ligar o automóvel. Um display LCD informa ao motorista o instante em que ele deve soprar no bafômetro. Conforme os níveis detectados e a lógica de programação do dispositivo, o veículo será ligado ou não. Caso a ignição seja bloqueada, será mostrada a quantidade de álcool detectada em um sequencial de LED’s.

Devido à sua praticidade e simplicidade, o controlador de ignição proposto pode ser instalado em carros, motos e caminhões. O dispositivo deve ser instalado em série, entre a chave de partida do veículo e o restante do sistema de ignição. Com exceção do sensor de álcool, toda a tecnologia foi desenvolvida no próprio curso, no Laboratório 14.

O bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos foi apresentado pela primeira vez na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em novembro do ano passado, em Novo Hamburgo.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções