Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

BAILE DA APADPEL : Concurso para casais com Down

BAILE DA APADPEL  : Concurso para casais com Down
12 fevereiro
09:25 2019

Domingo às 16h, baile de Carnaval da Associação de Pais de Down

Por Carlos Cogoy

Edinho e Bruna

Edinho e Bruna

Cinco casais estão disputando a coroação, como rei e rainha, do segundo baile de Carnaval, promovido pela Associação de Pais de Down de Pelotas (APADPel). O evento acontecerá domingo às 16h, e o local será o clube Planalto – avenida Domingos de Almeida 1.889. Estão disputando a coroação os jovens: Gabriel e Júlia; Vinícius e Luiza; Eduardo e Tamires; Edinho e Bruna; Maurício e Bianca. O público pode escolher a melhor coreografia, votando online. Basta acessar os vídeos, com as duplas, que estão publicados no Facebook da APADPel. No domingo, pessoas com Down e crianças até doze anos, terão entrada franca no baile. Já o ingresso ao público tem o valor de R$5,00. Antecipados nos fones: 9 9947.1846; 9 8443.9886; 9 8126.2969.

Eduardo e Tamires

Eduardo e Tamires

CARNAVAL – A presidenta da APADPel, Luana Braga divulga: “O primeiro baile da APADPel foi em 2018, e integrou  vários eventos que realizamos durante o ano. No entanto, o baile foi um dos que mais tivemos público. E a ideia surgiu das mães para reunir os jovens e os pequeninos com síndrome de Down. A intenção é manter o Carnaval no calendário anual das atividades da associação, assim como a Semana da Síndrome de Down, festa do Dia das Mães, festa Junina, chá da Primavera, festa do Dia da Crianças, Festa de Natal, e outras que consigamos incluir. Saliento que todos os eventos são regados a muita música,  pois as pessoas com SD adoram música. Acreditamos que este ano a adesão ao baile será bem maior, pois através da parceria com o Bloco Carnavalesco Praieiro, serão coroados o Rei e Rainha do Carnaval APADPel.

Gabriel e Júlia

Gabriel e Júlia

O casal ganhador irá carregar o estandarte da associação no desfile do Bloco que será no dia 23 de fevereiro às 17h no Laranjal. No baile de domingo, cada ingresso dará direito a indicar um casal para rei e rainha. Esta é a diferença do ano passado, que foi um baile somente para dançar. Assim como no ano passado, pedimos a todos que puderem, que compareçam fantasiados, pois fica mais divertido. E o som ficará por conta de um dos pais que integram a associação”. Email: [email protected]

APADPEL completará dois anos em abril. Ao fim do ano passado, diz Luana, foi locada uma sala para sediar a entidade. O momento ainda é de organização do espaço, e a proposta é abrir em março, com funcionamento à tarde. Para isso, acrescenta Luana, a necessidade de voluntários, já que a associação não tem fins lucrativos. Ela também menciona que a APADPel, está cadastrando novos associados. Na direção, além de Luana, vice Kenia Theil, tesoureiras Cátia Vieira e Estael Dallmann, e secretárias Antonia Tavares e Grace Rosado. Luana avalia a trajetória: “Nesses dois anos, a APADPel conseguiu reunir muitas famílias, pois o que sempre vimos foram grupos de mães, o dos adultos, e outro dos pequenos, mas conseguimos unir os grupos. Afinal, nosso objetivo maior é agregar, além de fazer a inclusão. Em 2017 fizemos um pedido à secretária de Saúde Ana Costa, para que fôssemos avisados sobre toda criança com SD que nascesse em Pelotas.

Maurício e Bianca

Maurício e Bianca

O objetivo é dar apoio às famílias e agregá-las ao grupo. Mas, no momento, ainda não dispomos de um dado concreto acerca de quantas pessoas temos com SD em Pelotas. No entanto, durante a Semana da SD, que será realizada entre 21 e 28 de março, estaremos lançando um questionário virtual, o que poderá contribuir para termos um levantamento. Unindo os familiares, queremos fortalecer a APADPel como espaço onde nossos filhos sejam tratados como qualquer outra pessoa perante a comunidade”.

Vinícius e Luíza

Vinícius e Luíza

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções